quarta-feira, 9 de julho de 2014

Dissecando Pré-Release "Magic 2015"

PRE-RELEASE M15

    Pré-release de Magic: The Gathering chegando, está na hora do Post da Sorte! Desta vez vou enrolar menos, sugiro todos lerem a introdução do "Dissecando Journey into Nyx" para saber como os "Boosters Escalados" funcionam, além do Guia do Mochileiro dos Planos para o Pré-Release.


     Hoje, farei uma análise rápida das Cartas Promocionais e das raras de cada cor. Se alguém quiser alguma análise extra, por favor, é só pedir.

     Antes de começar, só quero explicar mais um detalhe: após dar minha nota para cada rara, faço dois cálculos que servem como auxílio para a escolha da cor. Como vocês já devem ter lido, o booster escalado contém além da Promo, uma das 7 outras raras ou uma carta Mítica. No caso de Theros, você tinha 1/8 de chance de pegar um Deus. Eu acredito que para esta coleção, você terá 1/8 de chance de pegar um "Soul Mítico". Não pretendo fazer a análise e nota das 5 almas, para motivos de cálculos, colocarei todos eles com nota "8,5". Portanto, as notas finais das cores representam:

Nota Média da cor -  A média da nota das duas raras que você pegará: a promo e a outra. Isso é, não adianta só analisar a melhor promocional, se uma cor tiver todas as outras raras ruins, automaticamente o poder do Booster Escalado será menor. (Cálculo: soma das notas das raras não promocionais + 8,5 (soul), dividido pela quantidade de raras não promocionais + 1 (soul), mais a nota da rara promocional, dividido por 2)
Nota Lucky Planewalker -  Se você acha que a sorte está contigo, leve em consideração apenas esta nota, que verifica apenas as 3 melhores raras não promocionais da cor. (Cálculo: soma das notas das duas melhores raras não promocionais + 8,5 (soul), dividido por 3, mais a nota da rara promocional, dividido por 2)

Tudo pronto? Agora vamos lá!

PRETO:



Análise:
Começamos então pela quase que indiscutivelmente melhor promo do Pré-Release M15. O corpo dela já compensa de longe o custo, 5/3 Flying por 5 manas por sí só é uma quase bomba, mas com certeza o ápice vem com sua habilidade. Tenha em mente que como o oponente pode escolher uma das três opções, isso diminui bastante o impacto e algumas vezes ela pode ser menos melhor do que você imagina. Além disso, ela não chega a ser uma hiper-bomb pois ela entra em jogo sem efeito algum e seu oponente terá um turno inteiro para lidar com ela antes de começar a fazer algum efeito... Isso é, se você estiver muito atrás no jogo, não será ela que te salvará.

Nota: 8,6/10.


Outras Raras:




Necromancer's Stockpile: Muito difícil fazê-la funcionar em um pré-release. Provavelmente não passará do corte. (3,5/10)
Stain the Mind: Mais uma carta que não estará em seu deck. Poderás deixar no side e colocar no baralho contra algum oponente que tiver mais de uma bomba. (3,9/10)
In Garruk's Wake: 9 de custo é bastante para uma spell. Não tenho opinião formada ainda sobre como será a velocidade dos jogos nesta coleção, mas acredito que muitas vezes o "acordar" ficará "dormindo" em sua mão. Talvez o ideal seria deixar de side e colocar contra baralhos de controle... Ou, se seu deck estiver controlando bem, deixar de Main e tirar contra aggros. (4,2/10)
Waste Not: Mais uma carta inútil para selado. Esqueça-a.. mesmo se tirares Liliana, não vale o esforço. (2,9/10)
Cruel Sadist: Não sei muito bem o que pensar sobre a sadista... Acho que é jogável, mas analise bem e veja que está muito longe de ser uma bomba! Digamos que você está no draw, quando você puder dar 2 de dano no Urso cinzento do adversário, já estará no 4o turno, terás gasto 6 manas, perdido 2 hp, enquanto ele já baixou outras duas criaturas... (5,5/10)
Ob Nixilis: Finalmente uma rara realmente descente! Custo 6, 4/4 Fly, Trample já está legal pra finisher. esqueçam a habilidade do "oponente procurar carta"... Tenho certeza que é muito mais provável que isso não atrapalhe em nenhum momento seu adversário, do que faça ele esperar um ou dois turnos para usar alguma spell. Temos pouquíssimas coisas em M15 que faria essa habilidade surtir efeito. Já o +1+1 para cada criatura morta, é com certeza um adendo importante. Em poucos turnos, Bobos Axilas poderá se tornar uma hidra preta voadora. (6,9/10)
?!??!?!?!?!??!!: Repararam? Só há 7 raras preta! Pode isso Arnaldo?


Média Raras: 5,05 (soma das raras+8,5 da Soul dividido por 7)
Nota Média da cor: 6,82(Nota Promo mais Média Raras, dividido por 2)
Nota Lucky Planewalker: 7,78 (Nota Promo + média das "duas melhores raras + 8,5" [que é média da nota das possíveis mítica que virão no escalado], dividido por 2)


BRANCO:


Análise:
Somente Interessante. Esta é uma carta que pode salvar o jogo, entretanto só funciona se estiveres atrás. 7 manas para uma 4/4 voar não é bom, mas não é a pior coisa do mundo. O problema dela, é que se chegastes ao sétimo terreno, provavelmente o jogo está controlado para algum lado e quando a "race" acaba, ponto de vida está longe de ser a questão mais importante. Essa carta será útil para um baralho branco de controle e principalmente se tiveres criaturas com evasão para ir dando o dano necessário pouco a pouco quando o campo de batalha estiver travado. Em um baralho agressivo, poderás pensar até em cortá-la!
Nota: 6,2

Outras Raras:





Avacyn Quiridão: Fortxe! Ta.ca.le.pau Avacyn velho! Talvez a melhor rara para o selado. (9,1/10)
Mass Calcify: Codinome: "In Garruk's sleeps, you shit". A diferença de 7 para 9 manas é gigantesca! Se escolheres a cor branca, muito provavelmente ela será a mais heavy, então a maior parte das criaturas não serão afetadas. (6,8)
Hushwing Gryff: Estamos jogando selado, não Modern! 3 manas, 2/1, flash e flying é legal, muito provavelmente estará em seu main deck, entretanto não fica longe de uma Cloaked Siren. (6,3)
Preeminent Captain: Parece fortíssimo, não? Mas temos apenas 3 soldiers incomuns e 1 comum na coleção. Analise como uma 2/2 first strike, raramente será mais que isso. (5,1)
Prismatic Runeguard: Não estamos em Theros para considerar encantamentos essenciais, mas este passa no teste! Fazer sua criatura indestrutível, inbloqueável, hexproof e com +2+2 por 5 manas é bem viável. Cuide apenas com os artefatos... Não se esqueça que eles não possuem cor. (6,9)
Return to the Ranks: Tudo dependerá de quantas criaturas de custo 1 e 2 você conseguirá. Muito provavelmente, serão poucas. Se tiveres mais do que 7, Return entra legal... Se tiveres 5 ou 6, normalmente há coisas melhores para colocar no lugar, já se for menos do que 5, pode rasgar. (4,8)
Spirit Bondage: Eu gostei bastante desta carta. Ela deve ser muito divertida de jogar, além de que com a mão inicial certa, é praticamente GG. (7,1)

Média Raras: 6,825
Nota da cor: 6,51
Nota Lucky Planewalker: 7,22


AZUL:

Análise:
Ok... Um clone piorado (já que tem que ser criatura sua), com possibilidade de voltar pra mão. Se você não tiver criaturas em jogo, é uma carta perdida. Realmente não sei se entra em algum deck, já que azul você tende a ter menos criaturas em jogo e o custo não ajuda. Simplesmente, uma das piores Promos já lançadas... Se você conseguir fazer um baralho com criaturas que entram em jogo dando algum efeito, você pode deixá-la em seu deck principal.
Nota: 4,7

Outras Raras:




AethersPUTS: "- Puts!"... Será o que seu adversário falará quando encaixares essa spell. (8,1)
Chasm sKUlker: "- Que sKUlker!"... Será o que seu adversário falará quando convocares no terceiro turno. (8,0)
CHIIIIIIIef Engineer: "- Chiiiiiii...."... Será o que seu adversário falará se conseguires montar um deck legal com bastante artefatos, o que não é muito difícil. (5,5)
JAlira: "- Já???"... Será o que seu adversário falará quando no quarto turno, após um Ramp com elfo místico, você buscar "Soul of Zendikar". (6,4)
Sphinx: "- Coloca ela no seu Sphinx ter!" ... Mais uma carta para seu baralho verde e azul.. Talvez você puxou ela com sua Jalira pra depois fazer ele adivinhar se a sua alma era custo 4 ou não! Lembre-se sempre de analisar o risco quanto entrar no jogo da Esfínge... Normalmente o adversário falará 4 ou mais, já que uma spell nesse custo é mais perigosa. Além disso, ela é uma 4/4 Flying.. o que não dá para ignorar! (7,9) 
LeviaTHAN: "- Than, Than, Than!" ... Você pode falar ao conjurar o leviatan no 8o turno quando tudo o que bastava para perderes o jogo é seu adversário atacar com sua horda de pequenos soldados. Eu acredito que esta carta possa entrar de mainboard em quase todos os decks azuis e você deve tirar quando seu adversário possuir muitas criaturas com voar. (6,0)
Polymorphist JEST: "- Terei IndiJESTão" ... Seu adversário falará depois de atacar com três bombas e seus low drops limparem a mesa. Praticamente uma mass removal nas criaturas do adversário por 3 manas! (8,9)

Média Raras: 7,04
Nota da cor: 5,86
Nota Lucky Planewalker: 6,60


VERDE:

 Análise:
Que pena... Bem, com certeza é melhor que o "Mercurial pretende a pior carta ever promocional de Pré-Release", mas o que quebra a casa é seu custo de 6..... Sim, eu sei que verde possui ramp e ela pode complicar o jogo, mas seus apenas 2 de toughness, fazem ela ficar apenas boazinha. Digamos que você a conjure no 6o turno, no 7o irá atacar e um urso cinzento é morto para bloqueá-la, no 8o turno ela volta pra mesa VIRADA (você não poderá utilizar pra bloquear), e apenas no 9o ela ataca ou bloca novamente! É simplesmente um 6-drop razoável. Se ela voltasse no final do turno do oponente ou tivesse trample ou ao menos entrasse desvirada, sua nota seria muito maior.
Nota: 6,1.

Outras Raras:




Chord of Calling: Hm... Eu acredito que entre em qualquer deck verde, a importância dela dependerá da quantidade de criaturas BOOMBASTIK (tele-fantastic) que conseguires. (5,4)
Genesis Hydra: Como o companheiro Top 8 GP SP diz: "Eu odeio Hidras! Elas tem textos muito longos!". Falando nisso... Alguém lembra de alguma Hidra com flavor text? No mais, a carta é muito forte para um selado onde card advantage é tão importante. (8,5)
Hornet Nest: Apenas duas manas para segurar o jogo até o 7o turno onde seus monstros começarão a brotar. Não subestime esta carta! Ela é tudo o que um baralho de Huge-Creatures precisa em um selado. (8,9)
Hornet Queen: Estranho que avalio o ninho melhor que a rainha... Mas é por muito pouco! 7 manas para poder 6 e resistência 6, com flying e deathtouch, tem pouquíssimas coisas que passam. (8,7)
Kalonian Twingrove: Legal! Com a grande quantidade de artefatos (o que facilita a criação de decks mono color ou com pequeno splash) e verde sendo bom para correção de mana, não me surpreenderia se visse duas criaturas 6/6 entrando em jogo no sexto turno! (8,0)
Life's Legacy: Outra carta fortíssima. Solte um Titanic Growth no seu Ursinho, ataque pra 6 e depois o sacrifique comprando 6 cartas. Se fosse mágica instantânea, seria uma enorme bomba. (8,0)
Bardo Pipoqueiro: Ele demora um pouco para funcionar bem, (Acabei de analisar que verde está com uma curva de criaturas meio ruim), mas se o adversário não respondê-la em 4 turnos, ficará difícil recuperar. Se pegares o bardo pipoqueiro, anote em um papel as criaturas que tem no seu baralho por custo, para auxiliar você na procura. (6,6)

Tosquice suprema para Standard: Não, essa carta não é rara, é Incomum! "Back to Nature" quebra todo o bloco de Theros, a carta mais decepcionante da coleção... Esqueçam decks Constellation! Esqueçam Courser of Kruphix! Parabéns Wizards of The Coast.. vocês conseguem fazer cagadas níveis heróicos.

Média Raras: 7,83
Nota da cor: 6,96
Nota Lucky Planewalker: 7,40.


VERMELHO:


Análise:
Dracarys! Dragão para vermelho, óbvio! E com a chegada de Khaaaaaaans of Tarkir!, nada mais justo que tenhamos algumas dessas criaturas mortíferas na cor. Pois então, dragões em Magic, são como dragões na vida real (?!?), difícil de encontrar, mas quando tá no jogo, a casa cai! Basta um ataque deles que nada fica de pé. Havia uma versão do Siege no início dos Spoilers, que dizia que ele dava de 4 nas outras criaturas que não voavam, ou era apenas um Hoax ou eles se ligaram que dano 4, no selado, era agressivo demais.
Do jeito que está, vemos um dragão padrão, nada abusivo, mas que requer uma atenção especial.
Nota: 7,0.

Outras Raras:




Aggressive Minecraft: Carta morta para selado. Talvez com uns elfos místicos e "Meteorite", você pode colocar um para jogar com a sorte, e comprá-la lá pelo 10o turno. (3,5)
Burning Anger: Como já falamos anteriormente, encantamentos são perigosos para os dois lados. Com uma simples removal você estará simplesmente perdendo uma carta. O bom de Burning Anger, é que na maioria dos casos ele vai entrar surtindo efeito e já destruindo alguma criatura, fazendo valer 1 por 1. Acredito que ela deverá ficar no main board, mas escolha a hora certa de conjurar e não tenha medo de jogá-la para o sideboard se enfrentares um baralho com muitas remoções ou Bounce Spells (spells de retorno). (6,1)
Crucible of Fire: É somente uma carta de preparação para Khaaaaaaaans of Tarkir!. temos apenas dois dragões (raros) na coleção e o shaman "Cagador de Dragão" incomum. Infelizmente, mais uma deadcard. (1,5)
Goblin Kaboomist: Você gosta de emoção? Quer mais adrenalina na sua vida? Cansou das mesmices do dia-a-dia? Então pare de jogar Magic e vá pular de paraquedas! Mas falando sério, se conseguires dar uns pontos de resistência para o Kaboomist, ela se tornará uma carta muito boa... se deixares como está, provavelmente você pagou duas manas para ter um artefato que paga uma e dá 2 de dano a criatura alvo atacante não voadora (isso se o adversário não destruí-la antes). Não é a pior carta do mundo, tem chance de atravessar o corte. (4,3)
Goblin Rabbitmaster: Agora sim! Goblinzitos queridos are back! ... (Só que não para este torneio) ... Temos 2 goblins raros, 1 incomum e 3 comuns na coleção. Não espere fazer um hyper deck de goblins, mas mesmo assim o Mestre dos Coelhos é forte o suficiente sozinho. Se o campo de batalha estiver limpo, em dois turnos ele dará 6 de dano. É simplesmente uma das melhores cartas agressivas do cenário. (8,1)
Hoarding Dragon: Khaaaaaaans of Tarkir! (prometo que é a ultima vez). Depois da cor azul, vermelho é a que tem mais sinergia com artefatos... Como artefatos são especialmente poderosos em selado (por diminuir risco de problemas de mana) e a Wizards caprichou neles nesta coleção, é possível que consigas usar a habilidade do Hoarding para trazer bons resultados. De qualquer forma, 5 mana 4/4 flying tá bom pra brincar, não? (6,3 se não tiveres artefato. 7,1 se tiveres artefato bomba)
Kurkesh, o Ogro braçudo: A imagem deste ogro é muito estranha. (5,0 se não tiveres muito artefatos. 5,2 se tiveres algum artefato cabuloso).

Média Raras: 5,41
Nota da cor: 6,21
Nota Lucky Planewalker: 7,28

(pensaram que não iria fazer comentários sobre Kurkesh né? Estou me achando muito engraçadinho, deveria parar com isso. Bem, Kurkesh é uma criatura 4/3. Ponto final. Você poderá utilizar a habilidade em um ou dois artefatos e eles terão que estar na mesa junto com Kurkesh. A probabilidade disso acontecer não é muito grande, então não espere absurdos dele. De qualquer forma, 4 mana 4/3 é uma Vanilla Creature que preenche muito bem a curva. Vide Borderland Minotaur de Theros.)


ANÁLISE FINAL

Notas da cor média:
Verde: 6,96
Preto: 6,82
Branco: 6,51
Vermelho: 6,21
Azul: 5,86

Notas Lucky Planeswalker:
Preto: 7,78
Verde: 7,40
Vermelho: 7,28
Branco: 7,22
Azul: 6,60


     Bem, para chegarmos em uma avaliação realmente criteriosa, teríamos que ver as comuns e incomuns com cuidado e só assim conseguiríamos saber qual é a melhor cor. Como o pré-release não dá Pro-Points, não irei me esforçar para tanto. Analisando apenas as cartas raras, isto é o que eu indico aos meus amigos e leitores que aguentaram toda essa bobagem:
     Se não tens um nível muito forte em selado e se você acha que no local de jogos, precisarás de um pouco de sorte para ir bem no torneio, pois, por exemplo, sabes que irá participar um trio de jogadores Top 8 GP (perdão galera, mas a poxxa dos pro points precisa servir de algo pra nós além de números, nem que seja para zoar), escolha a cor PRETA. Já que é a cor com maior probabilidade de Pool Insana.
    Se você quer ir no mínimo "legalzinho" no torneio e não quer dar chance pro azar de pegar uma deadcard em seu Booster Escalado, vá de Verde.
    Se você não quer seguir a legião de jogadores que pegarão a cor preta, quer contar um pouco com a sorte, é apaixonado pela Daenerys e quer gritar DRACARYS só pra zoar, vá de vermelho... (Sinceramente, eu acredito que se pudesse escolher as suas raras, incomuns e comuns, um baralho mono red com artefatos seria extremamente TOP. Aparentemente vermelho é a cor que possui as melhores comuns. Se utilizássemos as notas das raras e criássemos também a nota das comuns, com certeza o vermelho estaria mais próximo (ou melhor) do que o Verde e Preto.)
    Se queres ser diferente e gostas de anjos, vá de Branco.
   Se queres ser radical ao extremo, fugir de todos os padrões e análises, curte muito mais os cálculos e maluquices de decks de controle, quer bater no peito e falar que é fodão e pode vencer qualquer um com qualquer deck.... Pegue seu mega-foda UrzaTron e vá jogar um torneio Modern!

Ok... foi a última brincadeira do dia.... Na verdade, azul não está tão fraco como parece, todas as raras, tirando a Promo, são muito boas, só perdendo em notas para as Verdes. As comuns também estão legais, provavelmente é a melhor cor para suporte. Indico esse deck para jogadores apaixonados por Control e que desejam acima de tudo se divertir no torneio.


Pronto.. Um bom Pré-Release M15 para todos nós!

4 comentários:

  1. adorei. ri-me valente e até ajuda.... sou portugues, jogo a muito mas estou sempre a levar na boca por isso procurei dicas sobre as cartas e que cor escolher... agradeço as dicas e parabens pelas analizes :) so faltam mesmo as comuns e incomuns que sera isso a definir o jogo ja que sera mas de 40% do nosso deck mas mesmo assim ja da uma linha de orientação :) obrigado e continua o bom trabalho

    ResponderExcluir
  2. Poderia fazer a analise das cartas comuns?

    ResponderExcluir
  3. Opa! Fico muito feliz em ver comentários aqui.

    Sobre a avaliação do set inteiro, sugiro lerem em channelfireball.com que o pessoal de lá tem muito mais pro point do que eu... infelizmente para fazer tal avaliação requer um tempo absurdo e infelizmente não estou com ele.

    O que eu poderia fazer, eh passar uma análise matemática das avaliações, mas sinceramente estava pensando em deixar em segredo de equipe... hehehe.

    Façamos o seguinte, ser alguem me pedir no db eu passo a avaliação, ok? Eh só me adicionar ( eder appel) ou mandar mensagem pra fanpage dos Arcanos. Daí aproveito já bato um papo com vocês.



    Nobre amigo portugues sem nome, fico triste de não ter ajudado antes do pre, muito obrigado pelas palavras, elogios e criticas são sempre importantes para a continuidade de um blg. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo artigo, precisava de algo mais sintético msm, deu pra dar uma esclarecida, mas eu escolhi ser diferentão msm, vou de branco e tentar spleshar pro black ou para o red dependendo do que vier hehhehhehe

    Tem o site de um amigo que fez a análise completa de M15, inclusive das comuns, estando dividido em três partes:
    http://blackerlotus.com.br/artigo-analise-das-cartas-de-m15-para-o-prerelease-parte-1/

    vlw

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.