terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O Guia do Mochileiro dos Planos [Magic]

Sejam Bem Vindos, Nobres Aventureiros!


Pré-Release chegando, então hoje é dia de falar sobre Magic: The Gathering!

Esse post é direcionado para aqueles que ainda não possuem muita experiência em um Pré-Release ou torneio Selado de Magic, não vou enrolar muito para o Guia do Mochileiro dos Planos para o Pré-Release não se estender demais, portanto vamos logo às considerações iniciais...

Não sou um profissional do jogo, portanto diversas dicas podem não ter muita utilidade para um jogador pró, mas realmente acredito que posso ajudar um pouquinho os nobres Magiqueiros. Separei em temas para uma mais fácil compreensão e espero que gostem desse material.


Para não alongar demais, darei apenas toques rápidos sobres os assuntos, no final do post, haverá alguns temas que se pedido por algum leitor, irei me aprofundar e criar um post ainda essa semana.

Létisgou!


Guia do Mochileiro dos Planos
para o Pré-Release

  • Parte 1: Preparação para o torneio

Regra Nº 1 - Conheça as cartas: Acompanhe os Spoilers e vá conhecendo ao menos 50% das cartas.
Regra Nº 2 - Conheça o cenário: Dê uma lida sobre a coleção como um todo e sobre o que ela trata. Aproveite e aprenda as regras específicas da edição, como "Bestow", "Devotion", etc.
Regra Nº 3 - Fique por dentro: Informação nunca é demais! Leia fóruns e tudo que aparecer sobre o tema, com certeza lhe ajudará a ter um melhor torneio
Regra Nº 4 - Leia artigos de profissionais: Sempre aparece artigos de profissionais falando boas combinações e sinergias. Saiba quais combinações de cores funcionam mais e quais cartas precisam ser avaliadas mais positivamente que o normal.

  • Parte 2: Momentos antes do torneio

Regra Nº 5 - Vá bem comido: Como diria o bardo Fornari, ir bem comido é essencial pra não levar um créu no estômago. O tempo é escasso e haverá muito a fazer por lá.
Regra Nº 6 - Leve sua Mochila: O que seria um mochileiro sem uma mochila? Acredite, esse item é indispensável pra você acabar não perdendo coisas ou deixando parte de suas cartas com seus amigos.
Regra Nº 7 - Leve comida na Mochila: Segundo o RSI (Ravnica Statistic Institute), 92,31% dos nerds sentirão fome durante o torneio, o restante 13,43% da parte quinta de um terço na sétima, leu o guia do Mochileiro dos Planos.
Regra Nº 8 - Leve duas canetas: Lei de Murphy... Se você levar apenas uma caneta ela irá falhar, se você levar duas, nenhuma falhará.
Regra Nº 9 - Leve marcadores: Não há coisa mais chata do que ficar pedindo dados e/ou marcadores para amigos no meio do jogo.
Regra Nº 10 - Leve remédios: Parar de jogar por enxaqueca, diarréia, náuseas, conjuntivite, turberculose, fissura perioanal ou dor no mindinho é para fracos. Levar remédio para se precaver é importante.
Regra Nº 11 - Não leve sua pasta de cartas: Tirando raras excessões, o pré-release é o dia pra você tentar ganhar uma caixa de boosters... Deixe sua Loadsome Catoplebas em casa, troque-a outro dia! Quanto mais coisa pra carregar, maior a chance de ser roubado ou esquecer algo (essa bagulheira acaba atrapalhando também, com o peso que terás que carregar para todos os lados [tirando as pessoas que possuem mochila do espaço infinito {que daí fica fácil, né...}]).


  • Parte 3: Chegando no local de jogos

Regra Nº 12 - Se programe para sair mais cedo: Não vou digitar "chegue mais cedo", pois todos querem chegar no antes, mas cansei de ver amigos não acordando por causa do celular que estava no silencioso.
Regra Nº 13 - Converse e sinta-se em casa: Fique feliz, você estará em um local cheio de nerds malucos e retardados como nós! Aproveite e crie novas amizades!

  • Parte 4: E vai começar!

Regra Nº 14 - Fique tranquilo: Bem, você não deve saber como as coisas funcionam direito... Fique tranquilo! Os árbitros e amigos estarão lá para te ajudar com esses detalhes na hora que você fizer c*g*d*. Se preocupe com as cartas, sinergias, avaliações e amizades, o resto é MUITO simples e você passará pelos desafios sem precisar mulligar.
Regra Nº 15 - Escute o árbitro: Ele gritará que é para você se sentar, você se senta, ele gritará como catalogar as cartas, você catalogará... Não tem erro! É como jogar o tutorial do jogo dos Smurfs.
Regra Nº 16 - Cuidado com as Lands: Quando for catalogar, deixe tudo que você possui em sua amada companheira de viagem: a mochila. Não deixe nada no bolso, apenas as DUAS canetas em cima da mesa e sua mochila no chão.
Regra Nº 17 - Qualquer dúvida pergunte: A ignorância é uma benção, a burrice uma escrotidão. Qualquer coisa errada, não exite em perguntar! Se não sabe o que está fazendo, pare e escute o tutorial do jogo dos Smurfs novamente.

  • Parte 5: Mellon! E os boosters se abrem...

Regra Nº 18 - Vamos catalogar: É tudo muito simples mesmo, você receberá uma folha com todas as cartas da edição, listadas em ordem alfabética e por cores. Você abrirá os boosters quando o árbitro gritar alto e escreverá a quantidade da forma como deve ser feita.
Regra Nº 19 - Organize as cartas em ordem alfabética: Para facilitar, o Guia do Mochileiro sugere organizares o bolo de cartas por cor e ordem alfabética antes de anotar a quantidade, isso agilizará o processo da marcação e depois da recontagem.
Regra Nº 20 - Se sabe o que é "Swap"?: Em alguns torneios, você cataloga as cartas de um oponente e depois receberá as suas cartas catalogadas por outra pessoa. Não tem grilo, DON'T PANIC.

  • Parte 6: Tá na hora de colocar em prática seu estudo

Regra Nº 21 - Confira a lista: Se o torneio houver "swap", lembre-se dos berros do juiz falando para você conferir a lista de cartas que recebestes.
Regra Nº 22 - Ordenando suas armas: Para decidires como será seu deck, o ideal é começar ordenando suas cartas por Cor, custo de mana e classificação das cartas. Olhe a imagem em HD, que está ao lado e confira quais "grupos" indica-se criar -> "Trash e Sideboard" (cartas que não auxiliarão na tomada de decisão), "Criaturas", "Removals ou Semi-Removals" (super essencial em um torneio selado, semi-removals são cartas que servirão como "removals" mas não remove as criaturas automaticamente, por exemplo, uma mágica instantânea que dá deathtouch + regeneração, ou que volta a criatura para a mão do oponente), "Outros" (aqui entra basicamente combat tricks e encantamentos) e "Bombas" (cartas que vencem o jogo... Como um Planewalker ou criatura 6/6 voadora por 4 manas).
Regra Nº 23 - Não faça um deck lixo: Bem, ninguém quer fazer um deck para ficar em último, o Guia do Mochileiro explica então em poucos passos como fazer um deck no mínimo mediano, siga esses passos que terás um deck competitivo. Obviamente, caberia um Guia apenas para a construção de decks, mas como você é preguiçoso para ler 143 laudas de informações caóticas, é só você seguir as próximas regras.
Regra Nº 24 - Escolha sua cor principal: A primeira carta que cair no chão será da sua cor principal... Deixe explicarmos melhor, sabe aquela maior coluna de cartas, que passará da mesa pequena do salão de jogos? Pois é, você esbarrará com o cotovelo na carta que está na borda da mesa, ela cairá ao chão e essa será sua cor número um. Para os nerds ninjas que não possuem problemas de imprecisão de movimentos, expliquemos de outra forma: Escolha a cor que você possui mais cartas boas além de ter uma bomba significante.
Regra Nº 25 - Escolha sua segunda cor: Tirando raríssimos casos em que você conseguirá montar um deck de apenas uma cor, enquanto você não tiver experiência suficiente em montagem de decks selados, NEM PENSE em fazer três cores. Portanto, agora que você possui a cor principal, deve-se escolher a segunda. Para isso, é só você escolher uma cor que "completa" seu baralho contendo as seguintes requisições:
Regra Nº 26 - Tenha no mínimo 12 Criaturas (ideal 16).
Regra Nº 27 - Tenha no mínimo 7 criaturas entre 2 e 3 manas.
Regra Nº 28 - Tenha no mínimo 3 removals ou semi-removals. (ideal 6)
Regra Nº 29 - Elimine possibilidades: Tire da mesa as cores que não conseguirão contemplar as 3 regras descritas acima. Se sobrar nenhuma, você terá entrado no paradoxo do desentendimento e terá que reavaliar sua cor principal. Se sobrar duas ou mais cores, escolha a que tem mais (ou a melhor) bomba e/ou sinergia. Se não sabe como fazer isso, leia a regra Nº49.
Regra Nº 30 - Refinando baralho: agora com as duas cores escolhidas, comece a tirar cartas menos melhores e faça uma "curva de mana" no mínimo descente. O ideal para selado, seria algo próximo a:
Custo 1: 2 cartas.
Custo 2: 6 cartas
Custo 3: 7 cartas
Custo 4: 4 cartas
Custo 5: 2 cartas
Custo 6+: 2 cartas
Se você quiser, pode deixar uma curva mais "rápida" do que isso, mas evite fazer uma mais lenta (com mais cartas custo 4 ou mais).
Regra Nº 31 - Faça um baralho de 40 cartas: Se você estiver MUITO perdido em qual carta tirar, pode colocar 41 cartas, mas não espere chegar em uma Top 8 de Pro-Tour Qualifier se tiveres 44 cartas no baralho... Só uma pessoa conseguiu tal proeza e ela se encontra retida em uma caverna uivando c
om seus miúdos.
Regra Nº 32 - Escolha quantidade de terrenos: 17 é o básico. Jogue com 16 se sua curva for próxima de 5-9-7-2-1 e com 18 se subir um pouco da lista básica.
Regra Nº 33 - Faça a proporção dos terrenos: Há diversos livros que explicam como fazer uma proporção perfeita, para simplificar, sugerimos somares os "símbolozinhos" de mana necessária para soltar as magias de cada cor e fazer a proporção mais próxima possível, arredonde para a cor que tiver mais cartas ou que possui correção de mana ou que a curva é mais baixa.
Regra Nº 34 - Coloque as cartas escolhidas em um shield protector: Shield Protector será importante para não misturares seu deck ou estragares suas novas cartas.

  • Parte 7: And let the game begin!

Regra Nº 35 - Fique atento com "Slow Play": O match tem duração de 50 minutos, mais 5 turnos. (Dúvida? Regra Nº 49!) É comum encontrar harpias larápias que jogam devagar propositalmente quando estão ganhando para terminar o tempo e ganhar o jogo. Se seu adversário estiver fazendo isso, chame o juiz e explique o que está acontecendo. O mesmo pode ser feito quando seu adversário joga muito lentamente despropositadamente.
Regra Nº 36 - Leia as cartas: Não exite! Você com certeza irá confundir poderes de cartas, pedir para lê-las não é sinônimo de jogador Noob, pelo contrário, os prós fazem muito isso em torneios pré-release, algumas vezes mais que inexperientes.
Regra Nº 37 - Saiba quando mulligar: Torneios selados são mais lentos, evite mulligar floodado e mulligue sem piedade para 5 cartas com apenas um terreno na mão.
Regra Nº 38 - Lembre-se da regra No 17: Tem dúvida? Chame o árbitro!
Regra Nº 39 - Não se esqueça do sideboard: Fique atento no deck do seu adversário e sempre que puder, coloque um sideboard na segunda partida. Além do fator de jogo, sideboard auxilia também no lado psicológico.

  • Parte 8: Nos momentos de felicidade ou tristeza profunda...

Regra Nº 40 - Não esquecer das coisas na mesa: Após uma bela vitória ou terrível derrota, é comum esquecer seu material na mesa, cuidado!
Regra Nº 41 - Reavalie seu baralho depois do jogo: Reanalise sua partida e reavalie seu baralho. Com certeza haverá o que aprimorar em seu deck.
Regra Nº 42 - Aproveite o torneio: Crie amizades, olhe os prós jogarem, vá ao banheiro e aproveite ao máximo seu tempo de descanso.
Regra Nº 43 - Fique atento, a rodada já vai começar: Normalmente tudo acontece muito rápido, faça o que precisares e esteja sempre próximo do local de jogos.

  • Parte 9: Voltando para casa

Regra Nº 44 - Analise o que errou: Avalie o que fizestes certo e errado, você sempre tem algo novo a aprender em um torneio de Magic.
Regra Nº 45 - Faça um resumo pra não errar novamente: Sugerimos criar um resumo de como foi seu torneio, para leres antes do próximo e não cometer os mesmos erros.
Regra Nº 46 - Ensine amigos, inspire-os: Fale para todos como foi! E tente levá-los para o próximo.
Regra Nº 47 - Continue acompanhando esse canal: Os Arcanos do Vale estarão sempre aqui para lhe ajudar, acompanhe-nos que não se arrependerás.

  • Parte 10: O que fazer agora que conseguistes acabar de ler o Guia dos Mochileiros dos Planos para o pré-release?

Regra Nº 48 - Faça um ato de solidariedade: Um post como esse requer algumas horas de pesquisa e trabalho chato... curta e comente para ajudar quem o fez!
Regra Nº 49 - Comente o que deveríamos desenvolver: O que achas que poderíamos desenvolver melhor neste Guia? A parte de preparação? Um Guia para Born of the Gods? Como avaliar as cartas? Como montar seu deck de uma forma mais profissional? Algumas dicas de regras pra torneios ou um guia para melhorares sua habilidade no jogo?
Regra Nº 50 - Curta-nos no Facebook, escute o ArcanoCast e nosso novo Videocast "Não temos miúdos": It's desossing baby!!!



É isso aí, suas catoplebas rebumbantes! Até a próxima!

6 comentários:

  1. Depois de ler essa publicação tive varias conclusões para com os decks e estou muito agradecido pelo guia.
    Para as partes de oque eu gostaria de ter neste guia foram: Um pouco mais de detalhamento em formar o deck.
    E tambem algumas curvas de manas alternativas.
    Porem esse guia ficou muito bom ,Agradeço a atenção!!

    ResponderExcluir
  2. gostei do post, simples e objetivo, e não achei chato de ler....

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo. Vou para meu primeiro pré-release e me sinto mais confiante, agora.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post... muito elucidativo cara, vlw!

    ResponderExcluir
  5. E ae pessoal! Bem, li o comentario de vcs alguns meses atrasado... prometo q tentarei continuar o guia.

    Valeu!

    ResponderExcluir

  6. Gostei muito do post, muito bom e engraçado. Obrigado, e domingao tem pre release!

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.