quinta-feira, 17 de abril de 2014

Dissecando Pré-Release "Journey into Nyx" - Parte 1

     
     Sejam bem vindos, Nobres Aventureiros!

     Quase 3 meses após o "Guia do Mochileiro dos Planos para o Pré-Release", volto a escrever em nosso humilde Blog. Como consegui vencer um Pré-Release de 36 jogadores após o último post, irei criar mais um para ver se a sorte (ou Keranos) continua ao meu lado!

      Já há bastante informações sobre Journey into Nyx, praticamente todas as raras e míticas foram divulgadas, nesta Páscoa eles devem lançar o restante das cartas e poderemos passar uma semana estudando para o torneio. 

     Devido ao extenso conteúdo desta publicação, decidi dividi-la em duas partes. Esta contendo a introdução e a análise das cores Branca, Azul e Preta, enquanto a segunda parte que será publicada semana que vem, falarei sobre as duas cores restantes e o Pool de cartas comuns.

     Vamos começar com o que você receberá no Pré-Release (fonte):



  • 2 boosters de Viagem para Nyx
  • 1 booster de Nascidos dos Deuses
  • 2 boosters de Theros
  • 1 booster escalado
  • 1 card promocional
  • 1 cartão de atividade Forje um Matadeus
  • 1 marcador de pontos de vida Spindown
  • 1 carta de boas-vindas ao Caminho do Herói
  • 1 Card de Herói



  •      O grande segredo vem agora.. Você sabe como funciona EXATAMENTE o "Booster Escalado"? É muito menos aleatório do que você imagina! Se seguir o padrão de THS e BNG, será assim: (link e link
    • 1 Carta Promocional da cor escolhida (listadas logo após esta sessão)
    • 1 Rara (chance de 7/8) ou 1 Deus (chance de 1/8) da cor escolhida.
    • 1 Incomum da cor escolhida
    • 1 Incomum de outra cor
    • 1 Incomum que contempla a cor (pode ser multi-colorida) ou habilidade da cor.
    • 1 Comum igual em cada boosters da cor. (Por exemplo, em BNG, todo booster azul escalado veio "Nullify")
    • 10 Comuns aleatórias.


         E olhem só que interessante, os boosters são realmente pré-gerados, em BNG e Theros havia 8 boosters diferentes pra cada cor. Cada um contemplando um "set" de 16 cartas diferentes.

         Portanto, você receberá a Carta Promocional rara MAIS uma rara da cor, com 1/8 de chance de ser um Deus Multi-Colorido que a contempla. Em BNG, eles analisaram os deus que se encaixam melhor com o template de uma das duas cores, meu palpite para JOU é: (assim como o palpite do pessoal da "mythic spoiler")

    Athreos: Branco
    Pharika: Preto
    Kruphix: Verde
    Keranos: Azul
    Iroas: Vermelho







         Desta forma, se você realmente quer jogar com um dos deuses em questão, escolha a cor respectiva que sua chance ficará maior! Para esclarecer, cada cor tem UM determinado deus, no caso de Verde, ou será Pharika ou Kruphix, mais provavelmente Kruphix. Todos os jogadores que escolherem verde, terão chance de 1/8 para pegar Kruphix no booster escalado e 0% de ser Pharika. Acredito que ficou claro, certo?


         Antes de começar a análise de cada caminho, é interessante ressaltar um outro ponto: Você terá 3 Boosters de Journey to Nyx! A maior parte da sua pool será desta edição, então não se prenda tanto nos Pré-Releases passados, essa coleção é a mais importante para a tomada de decisão.

       Agora, com todas essas informações, vamos à análise dos pontos fortes e fracos de cada Caminho/Cor.


    Forged in Glory (Forjado na Glória): Branco

    Carta Promo Branca
         Não há dúvidas que esta é uma das melhores (talvez a melhor) Carta Promocional já lançada nos Pré-Releases do bloco. Dawnbringer fecha o template branco aggro e funciona muito bem também em um deck de controle. O bloco tem diversas criaturas com custo de agraciar 5, por exemplo os novos "Spirespine", "Sightless brawler" e "Crystalline Nautilus".
         Além disso, os "Cocheiros" não necessitam que você tenha branco como a cor super-predominante do deck e será útil em qualquer outra combinação.

         Vamos dar uma analisada agora nas outras cartas raras que já foram divulgadas, ao menos mais uma delas você terá:





      

         Deicide é uma ótima carta para o formato T2, com certeza entrará de Main-Board também em Limited devido a grande quantidade de encantamentos que temos nessa coleção, portanto ao menos podemos considerá-la como uma "removal". Não é uma bomba, que seria o ideal para uma rara, mas com certeza será útil. Nota 3/5.
         Launch the Fleet é uma carta muito interessante para baralhos Aggro e dá "Target" no Charioteers. Com certeza fará diferença no torneio. Nota 3,5/5
         Dictate of Heliod é quase uma "bomba" no baralho certo. Nota 4/5.
         Aegis of the Gods não será muito útil no baralho. Ficará de sideboard contra decks extremamente fortes com Ashiok ou muitas remoções. Nota 2,5/5


    Pontos fortes:

    • Como o cenário estará repleto de encantamentos, este é mais um ponto positivo ao branco que possui diversas remoções comuns, como Ray of Dissolution, Revoke Existence entre outras.
    • Em Drafts no "Magic Online", a cor branca é uma das mais escolhidas. O motivo é claro, suas criaturas comuns possui uma boa curva de mana, há boas remoções como Divine Verdict e Excoriate e é a segunda melhor escolha para baralhos rápidos, perdendo apenas para o vermelho.
    • Dawnbringer Charioteers NÃO é uma criatura encantamento. Isso ajudará no torneio.

    Forged in Intelect (Forjado no Intelecto): Azul


    Carta Promo Azul
         Scourge of Fleets é uma BOMBA. Será muito difícil o adversário vencer depois de você conseguir baixá-la, entretanto, aí está o problema... Custo 7 é muito em um cenário como este, que por mais que continua sendo relativamente lento, a média de terrenos na mesa por partida em THS foi aproximadamente 6 se me recordo corretamente.
         Além disso, Scourge é uma carta muito dependente da quantidade de Ilhas que você terá no baralho.





          Vemos aqui 5 cartas bem interessantes, provavelmente como um todo são melhores que as cartas brancas. Vemos um cenário muito forte para baralho de controle, principalmente com outras cartas já divulgadas, Darka Mystic e Sigiled Starfish.

    Pontos Fortes:
    • Com a pool correta e uma boa qualidade de deck-building, o azul deve ser a cor mais forte. Pra isso, terás que contar com a sorte de ter um bom arsenal de spells de controle, suficiente para levar até no mínimo o oitavo turno.
    • No Pré-Release de Born of the Gods, diversos artigos de profissionais indicaram o caminho azul, além disso, dizem que a cor que houve maior vitórias ao redor do mundo também foi a azul, isso em Theros e em Born of the Gods.
    • Além disso, é praticamente consenso que a melhor carta incomum do set é "Hour of Need".


    Forged in Tirany (Forjado na Tirania): Preto



         Doomwake Giant é a carta ideal para quem gosta de um deck robusto. Não há dúvidas que teremos muitos encantamentos neste Pré-Release, então não se surpreenda se conseguires dar -3/-3 para todas as criaturas do oponente em algum momento do torneio.
         Uma criatura 4/6 por 5 manas, que entra dando -1/-1 para todas as criaturas do oponente provavelmente já estaria em qualquer main-board.
         Além disso, essa criatura pode entrar como o quinto drop de um baralho aggro, já que torna seu adversário mais suscetível ao seu ataque.


      

         O melhor set de raras até o momento. Todas extremamente fortes. Silence the Believers (Nota: 4,5/5) será a melhor remoção do bloco, Extinguish all Hopes combina muito bem com Doomwake (Nota: 4/5), Dictate of Erebos (Nota: 3,5/5) não é o melhor deles, mas se tens o board controlado, seu adversário não terá mais chance. King Macar (Nota: 4,0/5), se em certa altura ele sobreviver um ataque e o adversário ter apenas uma criatura na mesa, o jogo provavelmente terá chegado ao fim... E Master of Feasts (Nota: 4,8/5), acredito que será o maior distribuidor de "Good Games" do Pré-Release ao redor do mundo. Ele só não recebe nota máxima, pois ela está guardada eternamente para o "Pack Rat".



    Pontos Fortes:
    • Da mesma forma do cenário T2 atual, provavelmente esta será a cor mais "constante" do Pré-Release.
    • Uma boa quantidade de removals, unida com criaturas de tudo que é custo e poderes possíveis, faz com que o Preto se torne extremamente útil com qualquer outra cor. Acredito ser a cor mais versátil e ao mesmo tempo menos específica.
    • Sendo menos específico que outras cores, é necessário um bom conhecimento de construção de decks selados para utilizar todos os benefícios que o Preto tem à oferecer. Do contrário, você pode cair em uma armadilha sem saber se o certo seria colocar 16 criaturas agressivas ou apenas 10 e jogar no controle.



    Bem, por hoje é só... Semana que vem tem mais!

    E se você ainda não leu, dê uma olhada no Guia do Mochileiro para o Pré-Release, que lá contém 50 dicas para você desossar no torneio.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.