quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O melhor RPG virtual da atualidade! Dragon Age: Origins



Saudações, viajantes,
Depois de muito tempo sem postar nada, devido ao meu emprego temático da idade média onde trabalho feito escravo meio-orc, estou de volta para falar de algo que já devia ter falado antes, DRAGON AGE: ORIGINS, que na minha humilde, modesta e fodástica opinião é o melhor jogo de RPG eletrônico contemporâneo.
O jogo foi criado pela BIOWARE em 2009 e foi considerado o “sucessor espiritual da saga Baldur's Gate”. Todavia ele não utiliza nenhuma ambientação ou sistema de regras do Dungeons and Dragons, mas como eu pude comprovar, eles captaram a essência do estilo de jogo.

A Bioware criou um mundo próprio, Thedas, com um ambiente sombrio e tema adulto. Em certos momentos me lembrou bastante de Game of Thrones com suas politicagens e sanguinolência, um exército de inimigos sobrenaturais tramando uma invasão, um grupo esquecido de protetores do reinos (Gray Wardens vs. Night's Watch) e outras tantas semelhanças.



Eu confesso que fiquei embasbacado com o jogo, fazia um bom tempo que não lançavam um RPG de verdade para as plataformas atuais. Geralmente lançavam um Hack and Slash com temática medieval e enfiavam goela abaixo como Role play. Isso não aconteceu com Dragon Age: Origins, pelo contrário, resgatam o roleplay de Baldur's Gate assim como os NPCs cativantes e com ótimas histórias. Eu fiquei tão vidrado no jogo que terminei ele com três personagens diferentes e comecei mais umas 5 campanhas com outros que não conclui. Fora que joguei todas as expansões lançadas.
 Bom, vamos falar um pouco do jogo, você joga na pele de um dos Grey Wardens, antigos protetores dos reinos, que guardavam os povos da ameaça dos Darkspawn, ou "Prole Sombria". Como havia anos que não ocorria um ataque deste antigo inimigo, a história virou lenda e a lenda virou piada, os Wardens perderam muito do seu prestígio e honra, mas continuavam sua missão vigiando as antigas minas anãs uma possível insurreição dos Darkspawn. Bom, acontece que a lenda retornou e, sim, uma nova invasão está acontecendo - e é você que irá impedi-la.



O saboroso deste game são as origens, ao criar seu personagem você pode escolher de onde ele vem. Exemplo: um elfo da cidade ou um elfo dalish (da floresta), ou então um anão nobre ou anão plebeu. Estas escolhas influenciam na historia e dá vida à trama, como os NPCs interagem com você. A cultura criada para Ferelden (reino onde se passa a história) é muito rica e detalhada, tanto é que a Bioware criou um RPG de mesa neste universo.
A franquia tinha tudo para deslanchar e continuar agradando fãs de RPG pelo globo todo, até que as verdadeiras Proles Sombrias surgiram e criaram o Dragon Age 2. Esta sequência do game destruiu tudo que criaram na primeira, com o foco no sistema de combate e não na interpretação de papéis. O que me leva a seguinte conclusão: jogadores como eu, que buscam jogos como antigamente focados na historia de roleplay, estão em extinção.
Viva como um ancião e morra como um dinossauro.
Até a próxima.
Dragon Age 3 está vindo, aguardemos.

8 comentários:

  1. Bom artigo! Animador!
    Mas, é a Green Ronin que faz o RPG "pen & paper", baseado vagamente no True20.
    3d6 com tendência para Old school.
    Alias, essa editora é MUITO boa! Mutants & Masterminds e a Song of Ice and Fire são delas.

    ResponderExcluir
  2. Salve.

    Não prolonguei especialmente minha experiência com Dragon Age, mas me senti mais confortável com o manejo simples e direto do grupo proporcionado por Mass Effect 2, que também é da BioWare. Caso não reconheça, recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Mass Effect e Skyrim não vão gostar nada nada disso! =P

    ResponderExcluir
  4. eu achei mass effect e skyrim muito bons. Extremamente bons. Mas como RPG o Dragon Age resgatou o antigo espirito.
    É claro, tudo isso que foi dito é opnião pessoal =P

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei bastante do DA:O, especialmente por ele ser o "sucessor espiritual do Baldur's Gate", mas, pessoalmente, acho que Mass Effect 2 está anos luz na frente (RÁ! Piadinha besta!).

    Mesmo Mass Effect tendo fortes elementos de shooter, acho ele, como RPG, melhor que DA:O (que, como eu disse, eu gosto bastante). Mas isso é opinião minha.

    Ah, e o melhor RPG de todos tempos pra mim é Planescape: Torment.

    ResponderExcluir
  6. Ah sim. Atualmente estou jogando também o The Witcher e curtindo até agora.

    Só uma coisa que me "incomodou" no Dragon Age: Origins é que não achei a história dele tão cativante e envolvente quanto a do Baldur's Gate 1 e 2 e menos ainda se comparar com a do Planescape: Torment.

    ResponderExcluir
  7. Tem coisas que decepcionam no Dragon Age: Origins...detalhes importantes das histórias. Parece que eles quiseram fazer algo beeem aberto e deixaram alguns pontos soltos por preguiça.
    Mas certamente é um dos melhores RPG virtuais da atualidade.

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.