quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Criadores do Tirinhas do Zodíaco, Pedro Leite e Rafael Koff, em entrevista

Pedro Leite e Rafael Koff são os criadores das famosas Tirinhas do Zodíaco.


Gentilmente eles concordaram em responder às perguntas que eu, Guga, fiz. Confira a entrevista e a promoção também:


Arcanos do Vale: indo direto ao ponto, as Tirinhas do Zodíaco acabaram então? 
Tirinhas do Zodíaco: O site acabou, mas o projeto não. Lançamos o livro (http://www.tirinhasdozodiaco.blogspot.com/2011/10/depois-de-5-meses-online-e-mais-de-1.html) para quem quiser guardar uma recordação das Tirinhas do Zodíaco. Por isso, de certa forma o projeto ainda não acabou. Ainda estamos com o esforço de divulgação e venda dos livros.

AdV: vocês pretendem embarcar em outro projeto parecido, seja com outro Anime, Mangá ou outro grupo/personagem do universo pop e nerd? 
Pedro Leite: eu estou criando uma série de quadrinhos ainda nesse universo nerd, mas com um foco completamente diferente das Tirinhas do Zodíaco. Pretendo lançá-lo no início de 2012.
Rafael Koff: atualmente tenho criado tiras que não seguem nenhuma linha ou padrão (tiras isoladas), que tem aparecido em alguns sites...Estas tiras provavelmente ganharão uma coletânea em forma de livro ano que vem. Também estou trabalhando em outro livro de comédia, mas que tem um público bem diferente do Tirinhas do Zodíaco e também vai ser lançado ano que vem. Quanto a fazer outra coisa relacionada com anime ou mangá, acho difícil, pelo menos não como uma série regular.

AdV: o que Cavaleiros do Zodíaco tem de tão diferente dos outros animes? É algo que eu vejo também com outras pessoas: o quão comum é existirem pessoas que gostam de Cavaleiros do Zodíaco e mais nenhum outro anime - que é o caso do Koff e até meu próprio caso. O que Cavaleiros do Zodíaco tem de tão diferente? É só a pancadaria mesmo ou tem algum carisma diferente nos personagens?
Koff: acho que os Cavaleiros conquistou muitos fãs por ser o primeiro anime a chegar no Brasil e por ter uma premissa diferente do que estávamos acostumados. Era algo mais adulto e interessante que qualquer desenho animado da época. Hoje em dia ele ainda mantém o charme que tinha antes e ainda desperta um sentimento nostálgico em todos nós.
AdV: tem tanta gente reclamando do quão difícil é ter uma boa resposta do público, quando se fala do mercado editorial, que eu pergunto o seguinte: qual era a expectativa de vocês, quando os livros estavam na gráfica, sobre a reação do público aos livros? O sucesso das Tirinhas e do blog é indiscutível, mas chegou a rolar uma insegurança sobre o êxito nas vendas?
TdZ: como o nosso site estava tendo uma boa repercussão, pensamos em produzir um livro de maneira independente. Sempre soubemos da possibilidade do livro não fazer tanto sucesso quanto o site, mas decidimos apostar nele. Mesmo que uma edição bem feita e o fato dele ser totalmente colorido tenham deixado a ideia cara para ser produzida com nosso próprio dinheiro.

AdV: e diante das expectativas, qual o resultado obtido até agora? Vi que vocês acabaram de vender metade dos livros.
TdZ: até agora estamos muito contentes com o resultado: já vendemos mais ou menos 60% dos livros que produzimos. Então corram antes que o livro acabe! (merchandising básico)

AdV: somos um blog de RPG, por isso é uma pergunta inevitável: vocês têm ou tiveram algum contato com RPG? Qual?
Pedro: eu nunca tive nenhum contato com RPG.
Koff: eu jogava muito aqueles livros-jogos que eram muito populares na década de 90. Conta como RPG? Jogava também Hero Quest, aquele jogo de tabuleiro e tive algumas poucas experiências com GURPS (mas bem pouca coisa mesmo). Mas acho algo muito legal!

AdV: caras, obrigado por conceder essa entrevista. Parabéns pelas Tirinhas e o livro. Gostariam de deixar algum recado?
Pedro: quem quiser saber mais informações sobre os meus próximos projetos pode acompanhar o meu site www.pedroleite.com.br ou o meu Twitter @PedroLeiteOK.
Koff: os meus sites são: flickr.com/koffquestionamentos.tumblr.comtirinhasdejesus.blogspot.com • mas qualquer novidade que tivermos vai ser divulgada no @tirinhaszodiaco também. Então não deixem de seguir lá.


PROMOÇÃO:
Os Arcanos do Vale estarão sorteando via Twitter um exemplar do livro Tirinhas do Zodíaco! Veja aqui o regulamento e acompanhe o @arcanosdovale para maiores informações.

2 comentários:

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.