domingo, 6 de novembro de 2011

Um ladino de Steampunk


Saudações arcanos! Aqui é Fédon em sua primeira postagem! Que momento histórico... :)
Como muita gente parece não saber, RPG não se faz apenas com masmorras, dragões ou antediluvianos. Aos amantes da "belle époque", a experiência de jogar entre criações da Era do Vapor e personagens famosos da literatura universal é uma experiência comum. Nesse post, quero recomendar uma "leitura obrigatória" (atenção às aspas) para quem gosta do gênero: a excelente história de Arsène Lupin, um ladrão capaz de enganar até mesmo Sherlock Holmes!

Lupin foi criado pelo francês Maurice Leblanc, e é um verdadeiro gentleman. Mestre em disfarces, dono de uma lábia espetacular, vastos conhecimentos em antiguidades e falsificações, ele ainda domina técnicas de jiu-jitsu, mostrando-se um valoroso combatente. Além disso, os alvos do ladrão são geralmente pessoas ricas e arrogantes, transformando o Lupin em uma versão vitoriana de Robin Hood. Lupin encarna, para a época vitoriana, o que encontramos de melhor no arquétipo do ladino, comum a RPGs de fantasia: a possibilidade de usar, em primeiro lugar, o cérebro.


Sem fazer jabá nenhum, recomendo o alvo de minha última leitura: "O ladrão de casaca", da editora Martin Claret. Um livro de acabamento simples, em formato pocket (ótimo para carregar em qualquer viagem) e com deliciosos contos selecionados da personagem. Uma excelente fonte de referências a quem quiser incrementar um pouco mais sua ambientação de final de século XIX.

7 comentários:

  1. very nice...

    acho mto loco esse estilo, de usar o cerebro antes de agir e td mais

    pena que não faço isso nunca ahuahe

    ResponderExcluir
  2. O problema de criar um personagem que usa o cérebro é o controlador dele não souber fazer isso na vida real. O personagem sempre fica limitado a inteligência do jogador, ao meu ver.

    ResponderExcluir
  3. Pronto.. após os 5 livros das crônicas do gelo e fogo, tenho um outro livro pra ler.. ;)

    Parabéns Fédor! Grande início no blog!

    ResponderExcluir
  4. Concordo, apesar de não jogar, com a observação do Calinho...
    Mt legal o textoo!! Boa recomendação!

    ResponderExcluir
  5. Pô, FédoR não... Fédon. Caramba, eu já fui um nosfera fEdido... hauhauh

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.