sexta-feira, 1 de junho de 2012

DC Comics revela qual de seus heróis é gay

Lembram que há tempos atrás a DC tinha comentando que logo revelaria que um herói famoso seu seria repaginado como gay, no reboot dos Novos 52?


Por causa de toda fama criada ao longo do tempo, e por causa das declarações de Grant Morrison, logo se especulou que o herói em questão fosse o Batman.
Entretanto, não podiam estar mais errados. O herói que será repaginado como gay na verdade faz parte da Tropa dos Lanternas Verdes.


Apesar da manobra ousada, o rapaz que assumiu é Alan Scott, o Lanterna Verde da Era de Ouro, e atualmente ele se encontra na Terra 2, um Universo Paralelo. Ele é o Lanterna cuja fraqueza é madeira/pau (agora faz sentido, não?).

Mas trocadilhos à parte, a DC Comics escolheu bem o herói. É uma manobra pra aproximar leitores homossexuais e também fazer frente ao preconceito da sociedade em relação aos homossexuais. E que melhor herói pra ser usado nessa discussão do que aquele que, junto com o Arqueiro Verde, discutiu problemas sociais como a pobreza, desigualdade e vício em drogas na década de 70?


Vale citar que foi no Lanterna Verde que também surgiu um dos primeiros personagens afrodescendentes da DC, o John Stewart.


Ou seja, não é de agora que o Lanterna Verde é usado pela DC como pretexto para se falar de assuntos polêmicos. A manobra pode ter desagradado muitos fãs, mas eu tenho o Lanterna Verde como meu herói (grupo de heróis) favorito(s), e achei uma boa escolha justamente pelo histórico do personagem na discussão de preconceitos.

O primeiro passo foi dado, basta esperar e ver como a DC vai tratar esse tema, com boas histórias ou apenas para criar polêmica.

9 comentários:

  1. agora não é só mais o frodo que vai queimar o anel!

    ResponderExcluir
  2. só uma coisa o alan scott não faz parte da tropa, esse ai é lanterna só no nome, ou o contrario a tropa leva o nome dele sem qualquer motivo aparente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouch! Nosso conhecedor de quadrinhos fazendo uma gafe dessa? Kkk.. Seu Guga, Seu Guga...

      Excluir
    2. Como assim??? Não leio tanto comics assim, mas sempre achei q o Lanterna Verde classico fazia parte da tropa dos lanternas verdes, como nosso lanterna verde afro John Stewart!!!

      Excluir
    3. Alan Scott fez parte da Tropa em um dos eventos mais importantes da história da DC, na Crise nas Infinitas Terras.
      Não vai demorar até eles fazerem um novo encontro entre a tropa e o Alan Scott de novo...na fase Noite Mais Densa e no Dia Mais Claro já fizeram.

      Excluir
    4. Só pra explicar na era de ouro o personagem era o unico lanterna verde que existia, quando chegou a era de prata esqueceram completamente sua existência e passou a ser uma tropa de espacial com o nome lanterna verde. Mais tarde o personagem voltaria a DC, mas sem fazer parte da tropa, muitos anos mais tarde tentaram ligar o personagem a tropa, exatamente por conta das pessoas perguntarem por que ele não fazia parte da mesma. Mas fora eventos isolados e bem raros ele não é membro da tropa, apenas por uma infeliz conhecidencia ele escolheu o mesmo nome, ou a tropa escolheu o nome dele e essa é a versão "oficial" dos fatos.

      Excluir
    5. Não existe versão oficial dos fatos. Se existe alguma que chega perto da verdade é que a DC mexe e "desmexe" nos personagens o tempo todo.
      Coloquei ele como membro da Tropa justamente por causa do nome em comum e do fato de esbarrar de forma recorrente com a Tropa.

      Excluir
  3. UNs discutem quadrinhos outros futebol, e a vida segue... eu prefiro falar de Prostitutas!

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.