terça-feira, 10 de abril de 2012

IMPORTANTE! Abaixo-Assinado contra "RPG dos Rebeldes"

Sejam bem vindos, Nobres Aventureiros.


Você que ser um herói de verdade? Então assine o abaixo-assinado on-line contra os episódios de "RPG" da "novela" Rebeldes da Rede Record.


A falta de respeito desta novela com o nosso amado jogo é incalculável, mostre sua insatisfação com o ocorrido colocando seu nome no abaixo assinado. Para isso, é só clicar AQUI.



Texto retirado do abaixo-assinado:
Nesta semana a rede Record de televisão veiculou em sua novela adolescente Rebeldes cenas deturpadas do jogo conhecido como RPG - Role Playing Game - com o claro objetivo de passar ao seu público uma imagem distorcida da realidade.

Os jogos de RPG são foco de estudos científicos e existem diversas pesquisas que apontam inúmeros benefícios do jogo para o desenvolvimento de esferas de conhecimento mesmo quando praticados pura e simplesmente como lazer.

Sendo assim, cabe a nós jogadores de RPG, comunidade acadêmica, pais, professores, pessoas esclarecidas em geral que entendem de fato do que se trata o RPG REPUDIAR a veiculação de cenas tão distorcidas da realidade capazes de criar muito mais danos do que benefícios a sociedade. O público alvo da novela, crianças e adolescentes podem acreditar que aquilo que é mostrado na novela é um jogo de RPG, levando-os a praticar algo muito diferente do que realmente o é.

Seguem algumas das distorções apresentadas:

1-) Na novela o jogo acontece o tempo todo, não existe separação entre o real e a fantasia. Quando se joga RPG de verdade se joga por um determinado tempo e num determinado espaço, toda criança sabe quando está brincando ou não. Esta é a uma das principais premissas do RPG.

2-) Novamente na novela o GM (Game Master), Mestre de Jogo ou Narrador aparece como um soberano que dita ordens e estas devem ser cumpridas sem questionamento algum. Na verdade quando se joga RPG o GM é um mediador que atua nas regras do jogo para resolver disputas e conduzir a trama do jogo, não se trata de um ditador absoluto com poderes ilimitados como é retratado. A trama é construída em conjunto, com regras claras e dispostas nos livros de RPG ou previamente combinadas entre todos os jogadores.

3-) Um dos pontos mais graves na novela, a primeira "missão" dada pelo GM para os jogadores é sair na rua e assustar a primeira pessoa que passar, um absurdo. RPG não tem nada disso e não envolve não jogadores no jogo. Os participantes tem a clara noção de que o jogo se passa num universo imaginário e não numa mistura entre realidade e fantasia. Muito menos envolvendo pessoas alheias ao jogo com comportamentos de gosto tão duvidoso.

4-) Na novela está sendo retratado um jogo de vampiros, novamente outro esteriótipo negativo, o jogo de RPG não acontece apenas com temas como vampiros, lobisomens ou criaturas sobrenaturais, existem muitos jogos ambientados em cenários históricos ricos em referências culturais e conhecimentos gerais. A mídia insiste em retratar apenas como um jogo onde os participantes vestem capas pretas, dentes de vampiros e saem por aí assustando pessoas.

Estas são alagumas das distorções claramente identificadas, desta forma vamos recolher o máximo de assinaturas possíveis para uma ação de REPÚDIO a estas cenas de gosto duvidoso que causam muito mais danos que benefícios, tratando o espectador, em sua maioria adolescentes, como marionetes acéfalas.

Queremos um basta a esse tipo de mídia irresponsável e tendenciosa, um basta a ignorância em tempos de acesso a informação e esclarecimento. Que as autoridades tomem providências contra esse tipo de posicionamento altamente prejudicial a infância e adolescência em nosso país, invertendo claramente a realidade para propósitos mesquinhos como aumento da audiência ou desinformação.

Assim convidamos a todos que apóiam este movimento, que expressem seu posicionamento e o repúdio ao acontecido!

Assina Mateus de Souza Rocha um jogador de RPG, pesquisador e professor universitário e todas as pessoas, associações e movimentos que concordam com estas palavras assinadas abaixo.

10 comentários:

  1. LOOOOOL não sabia que esse comentário no final ia aparecer pra todo mundo HAEUIHAEUIAEHUIAEHUIAEHEUIAHAEUIEHAUIHAEUIEA
    1349 Calvin Eduardo Bittencourt Mafra RPG é ciosa do satã, não deveria passar na TV

    ResponderExcluir
  2. fala sério, vcs vãoperdertempo falando nisso, eu tô gostando tomará que divulgue o genero que muitos podcasts muitos mimimimi que queriam tanto.

    Vai chorar na cama que é lugar quente

    ResponderExcluir
  3. Por merda o caralho! Quando a merda feder não são esses playboys q vão sofrer com isso. Pior, se brincar ainda vão jogar o RPG do rebelde.

    ResponderExcluir
  4. affff adooooooooro rebeldes e nao quero q o jogo akabe adoro a alice e quero q ela acabe com o pedro

    ResponderExcluir
  5. Porra vcs nao tem mais o que fazer nao?
    Se vcs jogam ou nao RPG o problema é de vcs, todo mundo tem direito de jogar aonde quizer nao é pq vcs nao gostam dos rebeldes que tem que fazer um abaixo assinado para tirar o jogo da novela.
    Os rebeldes tem o mesmo direito de jogar RPG que vcs tem, entao vao procurar o que fazer e deixem a novela do jeito q ta

    ResponderExcluir
  6. todo mundo tem direito de jogar do jeito q quiser eu posso dizer q RPG e uma porcaria , vcs vao fazer um abaixo assinado contra isso em porra parem com essa viadagem de abaixo assinado
    vao procurar o q fazer

    ResponderExcluir
  7. olha vcs nao tem mais o que fazer ? se vcs nao
    assistem rebelde, mas tem gente que assiste e gosta. o rebelde deixou o seu joguinho de nerd famoso.

    ResponderExcluir
  8. Olá anônimos.
    O problema não é a novela em sí, mas a mentira que eles estão divulgando.

    É mais ou menos como eles colocarem alguns "metaleiros" e falarem que todos são satânicos e drogados. Entendem?

    Vocês podem ver a novela o quanto quiserem, o problema é a forma com que eles denigrem a imagem do nosso "joguinho de nerd".

    ResponderExcluir
  9. estranho, porque eu reparo que a maneira de escrever de todos os anônimos é igual ? se não me engano, algum fã histérico retardado da porcaria da novela, vem até o site, sendo que não tem a menor ideia do que é uma partida de RPG de verdade, e ataca algo que tem por objetivo, somente esclarecer o que de fato acontece nas mesas, e destruir a reputação errônea que a 'novelinha' está causando. A pergunta é, qual o seu medo de por um nome na tela? E porque não tem argumentos para escrever um só comentário que possa realmente afetar a petição ?

    ResponderExcluir
  10. Caras, jogo RPG, entendo que muita gente tem informações bem distorcidas sobre o assunto e que os meios de comunicação estão devendo e muito nesse sentido. Alguma matéria mostrando como é bom jogar devia ser amplamente divulgada na TV. Mas fora isso, vc's acham mesmo que alguém racional via rebeldes com essa seriedade toda ? rsrs. Ninguém realmente ligava pra esse programa rsrs. Eu dava umas espiadas, mas pra ver a gata da Mel Fronckowiak, muito gostosa, mas até deixava a TV no mudo.

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.