terça-feira, 10 de abril de 2012

Bard Knowledge: Moander

Saudações, viajantes, d20 rolado para o Bard Knowledge do dia!
Tema desta vez: Moander!


Moander é conhecido como o Arauto da Escuridão, ele era o deus do apodrecimento e corrupção.

História

Não sabe-se ao certo as origens desta divindade contudo Moander aparece nos escritos primordiais da historia dos reinos e em várias lendas. Ao que tudo indica ele foi responsável pela corrupção de Tyche, a deusa do destino em tempos remotos, o que desta feita acabou dividindo a deusa em dois lados de uma moeda, Tymora e Beshaba!

Moander marchou suas forças contra a cidade élfica conhecida como Tsornyl em 75 DR (Dale Reckoning) devastando grandemente a floresta que cerceava o local. O poder sombrio de Moander corrompeu e deformou toda a vida na região, tanto a dos seus seguidores quanto a dos seus inimigos, os transformando em monstros degenerados. A maldade pungente de Moander não podia ser destruída, dessa forma a alta magia élfica foi capaz apenas de contê-la e aprisionar a essência da corrupção em Tsornyl. Infelizmente, isto custou a vida de trinta e dois elfos, incluindo dois altos magos para conseguir enfraquecer e colocar os grilhões em Moander. Contudo ele continuava reunindo suas forças.


Quase cem anos depois os elfos de Cormanthor destruíram o ultimo templo de Moander, derrotando os sacerdotes e o próprio Avatar do deus da corrupção em 171 DR. Foi desta forma que aprisionaram a essência de Moander em Yûlash em uma grande pedra, de onde ele poderia ser liberto apenas por uma criança que não fora nascida. Os clérigos que escaparam rumaram para o sul e reiniciaram seus cultos nefastos por gerações tentando libertar a Abominação sem grande sucesso. Somente em 1357 DR a mercenária Alias e seu grupo de aventureiros foram manipulados e acabaram libertando-o.
Isto se deve ao fato de Alias não ter nascido, mas sim ter sido criada por pura magia. Ela contudo conseguiu destruir Moander com ajuda de Finder e outros heróis.

 Reduzido a um semideus, Moander tentou voltar novamente apenas para ser derrotado por Alias e seus companheiro uma vez mais. Para se certificar que agora ele permaneceria morto, Finder aniquilou a essência de Moander no próprio plano do deus maligno e assim tomou o manto divino do mesmo.
Desta feita, Moander pode ser considerado o único deus realmente “morto” no reinos. Porém, uma pequena fração do seu poder permanece em seu corpo flutuante no plano Astral. Sendo assim, seria possível trazê-lo de volta através da adoração de vários seguidores, isto em tese é claro.

Boas aventuras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.