quarta-feira, 28 de março de 2012

Bard Knowledge: Hoar

Saudações, viajantes, jogue seu d20 e veja o resultado do seu Bard Knowledge!
Tema do dia: Hoar!

Hoar, é um deus do panteão de Faerûn que controla os aspectos da vingança e retribuição. Ele geralmente é invocado em preces por aqueles que seguem o ditado “olho por olho, dente por dente”. Após o “deusicídio” durante a Spellplague, Hoar se tornou um exarch (servo) de Bane, o deus da Tirania.

Hoar possui um temperamento amargo, regado a inconstantes mudanças de humor. Alem disto o deus da vingança tem uma queda pela violência como se deve esperar, ele é praticamente Beatrix Kiddo (Kill Bill) sem seios.


A igreja de Hoar é composta principalmente de nômades solitários que viajam pelos reinos levando as “bençãos ” de seu deus, àqueles que buscam ou temem a vingança, em troca de alguma quantia simbólica de moedas de ouro. Normalmente estes andarilhos procuram vítimas de injustiças como seus clientes e seus métodos de finalizar o serviço podem ir de uma morte rápida até a mais dolorosa tortura e agonia. Como eles seguem o código de conduto “oito ou oitenta”, ou seja, nenhuma injustiça é maior ou menor que outra, muitos acabam vendo os Hoaristas como severos e Evils. A igreja de Tyr principalmente acredita que estes seguidores de Hoar estão na verdade denegrindo a justiça, tentando fazê-la com suas próprias mãos sem um julgamento justo. Dessa forma na grande maioria das cidades estes discípulos do deus da vingança são caçados pelas autoridades locais.

Hoar já foi chamado de Assuran quando era adorado no Inner Sea, principalmente na antiga Unther. Ele foi expulso de lá por Ramman um antigo deus da guerra daquele local, contudo durante o tempo das perturbações Hoar aniquilou seu rival.
Antes de Bane adquirir o serviço de Hoar e sua alma atormentada, Tyr a almejava buscando remover o humor amargurado do deus da vingança e transformar seu portfolio, para a ironia e a justiça poética. Todavia com a morte de Tyr estes planos desapareceram.

"All attacks must be avenged."

Desta feita, Hoar se tornou o servo de Bane, e trabalhando com Beshaba, a deusa do azar, buscam levar a má sorte para aqueles que a merecem. Bane tem se esforçado em trazer à tona o que há de pior em Hoar, liberando sua fúria e vingança aqueles que frustam os planos do deus da Tirania.



9 comentários:

  1. Isso me lembra do Espectro, da DC. É um dos meus personagens favoritos, embora ele não tenha a atenção que merece.
    Está pra ganhar uma série televisiva na FOX. Quero só ver...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, essa semana mesmo tinha falado para o meu grupo de RPG sobre Hoar, e sobre como ele é um dos meus deuses preferidos de Forgotten Realms (ao lado de Waukeen). Mas na minha opinião fizeram um desserviço a ele com essa história de se tornar servo de Bane (aliás, de onde tiraram Bane? Posso estar errado, mas não era Shar que disputava o favor dele com Tyr?).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mapolq, eu não gostei de varias modificações do forgotten 4 ed. Mas esta não achei de todo ruim. Eu preferia contudo o antigo esquema de hierarquia dos deuses sem exarchs. Apenas deuses e semideuses. Bane é um dos deuses vilões que eu mais gosto de utilizar em campanhas, eu vejo ele como uma personificação de uma ditadura militar extrema. Da para criar muitos plots e npcs variados. Como todo bom ditador maluco, Bane sempre almeja levar vinganca aos seus inimigos e aquele que o traem e como Hoar sempre teve um pezinho no darkside of the force eu não vejo o pq não dele ter ido servir bane. Mas eu sei que esta ida nao foi bem de livre e espontanea vontade. Quanto a Shar eu desonheco esta informação, se puderes me recomendar alguma fonte ou livro para buscar este conhecimento agradeço deveras.
      Obrigado pelo comentario!

      Excluir
    2. Eu, sinceramente, não gostei.

      Hoar não partia para lado "good" ou "evil"... Ele era simplesmente uma alma atormentada.

      Agora os aventureiros "good" em busca de vingança, não tem mais para quem rogar para quando seus familiares forem mortos por ladrões ou afins...

      Excluir
    3. é complicado defenir a vingança como algo good, talvez seria algo neutro mesmo. Ai nesse caso não vejo problemas em alguem neutro buscar Hoar nessa hora, mesmo ele estando evilssauro. Um personagem Good talvez clamaria a Torm por justica.

      Excluir
  3. Hello to аll, how is evеrything, I think eνery one iѕ getting moгe fгom this
    wеb page, and your vіeωs are fastidious for neω people.


    Heгe іs mу web-ѕіte
    :: same day payday loans

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.