sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

D&D 5E (Next) - 51 boas notícias

Sejam bem vindos, Nobres Aventureiros!

* EDITADO * Este post e muito mais na nossa página D&D Next.

Demoramos muito para fazer o resumo sobre tudo o que já foi falado e feito sobre a nova edição do D&D... Diversos blogs brasileiros já comentaram e traduziram alguns assuntos. Todavia, não li nenhum resumo sucinto e claro o suficiente que traduzisse o que os desenvolvedores vem falando até agora...

Então, respire fundo e vamos lá...



* GERAL
1) Interpretação, Exploração e Combate consistirá em 90% do jogo;
2) Jogadores de 1ª edição jogarão ao lado de jogadores da quarta. A idéia é você escolher a complexidade que desejas na criação do personagem... Isso tudo continuando com um equilíbrio de forças;
3) Raças continuarão! Aquele boato de anão virar classe é "balela";
4) Grande probabilidade de haver um Box-Set à la "Caixa vermelha" do D&D. Com regras extremamente simplificadas. Não digo nada se aparecer algo como "First Quest";
5) Sistema Modular: Isso todo mundo já sabe, certo? Você colocará a complexidade e regras que desejar;
6) Regras opcionais para Castelos, seguidores e guerras! Yupi!;
7) Voltando às origens: Peça de Ouro valerá BASTANTE. A base voltará a ser a prata;
8) Como dito em um post antigo, fim dos super-heróis. Isso não será apenas na arte, mas também nas idéias e clima;
9) Monstros serão mais fáceis de criar do que a base da 3ª edição;
10) Pretendem melhorar o sistema de errata;
11) Pretendem voltar forte com PDFs e livros virtuais;
12) Pretendem melhorar o suporte on-line;


* CLASSES
13) Classes confirmadas além das clássicas: Warlord, Warlock, Monge, Assassino e Bárbaro;
14) Haverá classes com complexidades diferentes e complexidades diferentes dentro das próprias classes;
15) Classes balanceadas mas 100% balanceadas matematicamente não é o objetivo;
16) Haverá classes comuns (guerreiros, clérigos e ladrões), incomuns (bardos, warlocks e paladinos) e raras (Assassinos);
17) Guerreiro foi a classe mais difícil de criar, seguido pelo Druida;
18) Não há classes mandatórias, mas desejáveis dependendo da campanha (Cleric Vs Undead, Druida na floresta);
19) Classes também dão bônus em atributo. Normalmente é +1, assim como raça;

* SKILLS (habilidades)
20) Quanto à skills, atributos terão mais influência;
21) Alguns testes não precisarão mais de rolagem de dados;
22) Saving Throws voltaram;
23) Possibilidade de não haver skills no jogo. À la 1ª edição;
24) Mestre dar bônus por boa interpretação;
25) Feats (Talentos) poderão dar habilidades at-will. Como a magia "Javelin of Fire" dos magos. (só quem jogou o playtest sabe exatamente do que estão falando);
26) "Temas" de skills. Semelhante ao AD&D. Feats poderão dar bônus aos temas;
27) Regras opcionais de "Skill Challenges";

* CENÁRIO
28) Forgotten Realms será o cenário base;
29) Rumores que Ed Greenwood será chefe de desenvolvimento do mundo;
30) Você escolherá a época que deseja jogar;
31) Com o tempo haverá outros cenários de campanha, mas não é o foco inicial;

* MECÂNICA
32) Combates poderão ser feitos com e sem miniaturas;
33) HP, AC e Tendencias continuam;
34) Você poderá trocar "Standard Abilities" (Ex: bônus ataque/dano) por habilidades mais complexas;
35) Monstros continuarão avançando. Além disso, Orcs ainda serão desafios fortes em níveis elevados;
36) A diferença de poder nos níveis será menor se comparado a edições anteriores;
37) Bônus base de Ataque evoluirá mais devagar, isso é, atributos terão importância elevada.
38) Avanço de níveis dependerá de como o grupo deseja que seja;
39) Multi-Classe como terceira edição;
40) Rolagem de atributos básico é 4d6 tira o menor;
41) Equipamentos mundanos serão mais importantes;
42) Haverá tipo de dano (cortante, perfurante, impacto);
43) Rumores que algumas armas darão bônus de ATAQUE;
44) Atributos demorarão mais para subir;
45) XP por Monstros, Quests e roleplay;
46) Mais "difícil" (no sentido de morrer mais rápido) que a 4E e mais "fácil" que as edições antigas;

* MAGIA
47) Fireball dará base de 5d6 de dano. Usarás outro spell-slot para maior dano;
48) Magia Veneziana Vanciana voltou (escola de magias + esquecer quando soltar);
49) Rituais continuarão;
50) Itens mágicos não serão mais base para balanceamento dos níveis;
51) Itens mágicos serão mais raros.


Para quem quiser mais detalhes, sugiro ler os seminários do D&D Experience traduzidos no Rede RPG e um grande resumo, além dos seminários na íntegra no EN World.

Qualquer outra novidade, postaremos aqui.

Pronto!


Que a edição esteja com você.

7 comentários:

  1. You could even collapse race down into the core options: The dwarf could be expressed as a core class, a fighter progression that focuses on durability, defense, and expertise with an axe or hammer. The core elf uses the multiclass rules to combine fighter and wizard, and the core halfling uses a preset rogue advancement chart. Choosing race could be part of the advanced rules, making setup even faster for new players or players who don’t want to spend a lot of time customizing their characters.

    http://wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20110712

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  2. fico grande o comentario uahua.
    cara isso eh fato vai poder sim joga de anao como classe, mas é algo mais core.
    Vai ter opção de raças e classes, tambem.
    o item 46 não sei bem se é uma noticia boa.

    Mas enfim,
    veremos

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  3. 1) Interpretação, Exploração e Combate consistirá em 90% do jogo.

    pra mim isso é tudo que se faz no rpg, não deveria ser 100% então?
    o que sobra para os 10% ? (não consegui pensar em nada)

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  4. 10% é degustação de salgadinhos e refrigerantes.

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