sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Alan Moore fala sobre máscara de Guy Fawkes nos protestos modernos

O criador de V de Vingança (V for Vendetta, no original), Alan Moore escreveu um artigo para a BBC sobre o impacto de seu personagem mascarado nos atuais protestos que acontecem pelo mundo inteiro.


Traduzido livremente, aqui está um trecho negritado por mim:
"Parece que os vários colapsos tectônicos profundos na estrutura dos nossos sistemas político e econômico provocaram ondas de energia que estão se propagando através das populações humanas ao invés do seu meio habitual nos oceanos. A invasão de uma transmissão televisiva pelo personagem 'V', em V de Vingança, foi refeito pelos vários ataques do grupo Anônimos.
Parece também que o sorriso carismático de nosso personagem proporcionou uma identificação instantânea nesses motivados manifestantes, incorporando ressonâncias anárquicas, românticas e teatrais, que são claramente adequadas ao ativismo comtemporâneo, desde os Indignados de Madrid até o movimento Occupy Wall Street.
O nosso atual ethos financeiro não mais se assemelha ao o capitalismo convencional, que ao menos implica numa brutal situação Darwiniana de "todos-contra-todos", entretando unilateral e injusta. Ao invés, temos uma situação onde os bancos parecem ser intocáveis monarquias além do alcance de restrições governamentais, bem como a corte irracional de Charles I.
(...)
 A resposta atual para opressões similares parece ser uma inteligente, em constante evolução e consideravelmente mais humana, e mesmo assim o visual emprestado de nosso Católico personagem revolucionário e seu incongruente traje Puritano são, talvez, um lembrete de que instituições injustas podem ser assombradas por espectros do século 17, ainda que hoje as revoltas são abastecidas mais por redes sociais que por pólvora.
Alguns fantasmas nunca vão embora."

E esse, senhores, é um dos motivos pelo qual Alan Moore é meu herói.

Um comentário:

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.