segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

5a Edição de Dungeons & Dragons é confirmada

O New York Times confirmou a história toda de que será realmente produzida a mais nova edição do magnânimo, idolatrado, salve-salve Dungeons & Dragons.

Mike Mearls e Liz Schuh, respectivamente senior manager do D&D e chefe de publicações e licenciamento do D&D

Depois de uma mamilos polêmica 4a Edição, a nova proposta será de criar a próxima edição com ajuda dos jogadores. A informação é de um artigo publicado no site da Wizards of the Coast, que cita que esse trabalho de discussão se dará nas seções Legends & Lore e Rule of Three.
Desespero ou boa iniciativa da Wizards of the Coast?

6 comentários:

  1. eu chamaria de semancol. tava na hora da wizard acordar da burrada que fez e voltar a fazer um rpg para jogadores de rpg e não para jogodares de video-game. humilde opnião

    ResponderExcluir
  2. "fazer um rpg para jogadores de rpg e não para jogodares de video-game."

    Porque, obviamente, isso não é algo que acusam cada nova edição do D&D. Isso foi algo que surgiu só nessa.

    ResponderExcluir
  3. edição war is coming.

    heheh

    mas eu concordo com o calinho, isso porque da 1 edição para segunda não houve esse atrito ou para o ad&d e ad&d 2, nem mesmo para 3.x
    Contudo na 4.0 ficou muito nitido. Eu creio que temos dois pontos neste aspecto.
    1) o 4ed foi criado exclusivamente pela wizards, já nao existia a antiga essencia TSR. E com ela veio o legaod magic/d&d minis.
    2) o nicho cultural criado pelo World of Warcraft é muito forte. É o jogo online mais popular do planeta. Como a wizards visa lucro, como qualquer empresa que se valha, ela não perderia a chance de pegar estes jogadores e sim copiaram o estilo do jogo.

    Pelo lado empresarial, esta tudo certo.
    pelo lado rpgista old school. não.
    Não a necessidade de brigar por isso, quem goste jogue, quem nao goste jogue ad&d e d&d. Mas negar esta influencia é vendar os olhos a verdade.

    ResponderExcluir
  4. pensando pelo lado empresarial como o Alan citou a cima, deveras é uma decisão coerente, mas acho que não deveriam ter mexido em um RPG tão old school como o D&D, bastava eles criarem um sistema diferente no formato que foi a 4th edição e de fato terem melhorado o 3.5 para galera que já vinho naquele ritmo.
    dessa forma acredito que ganhariam mais dindin pois formaria dois nichos de mercado satisfeitos por eles

    ResponderExcluir
  5. "mas eu concordo com o calinho, isso porque da 1 edição para segunda não houve esse atrito ou para o ad&d e ad&d 2, nem mesmo para 3.x"

    Na verdade, teve. E da 3.0 pra 3.5. O que acontece é que antes não era tão fácil divulgar opinião ou descobrir o que outras pessoas estavam pensando.
    Se você olhar listas de mensagens de universidades na época do Ad&d, vai ver que o pessoal lá já brigava para defender o seu D&D como o verdadeiro D&D e que a nova edição (seja Ad&d 1e ou 2e) eram só uma imitação ruim.

    ResponderExcluir
  6. Porque eles criariam outro RPG especialmente pra ficar evoluindo se eles já têm o RPG mais famoso ever?
    Decisões empresariais, poxa...é como pedir pra DC parar com essa merda de lançar quadrinhos mensais do Batman e Super-Homem porque seria ruim pros personagens e pedir que inventassem outros.
    Ou seja, não rola.

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.