sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

E se magia tivesse falha crítica?!

Um dos momentos cômicos de uma sessão de D&D é o maldito 1 no d20 que acontece nos ataques dos personagens.
Usuários de magia, na maioria das vezes, estão livres dessa maldição. Mas imaginem se houvesse uma chance de falha crítica em todos os lançamentos de magia.


Imagem surrupiada na cara dura de lolhehehe.

7 comentários:

  1. Se pensarmos um pouco alguns pontos vêm à tona quando falamos de magia. O primeiro deles do fato de que o número de magias que um personagem pode lançar por dia é limitado. O segundo ponto, no caso do D&D, é que o alvo de uma magia, via de regra, joga um teste de resistência onde um 20 natural é sempre sucesso independente do nível de dificuldade e um 1 natural é sempre falha. A exceção são as magias de raio, porém para ter sucesso o personagem de realizar uma rolagem de ataque de toque à distancia, onde há sucesso e falha crítica.

    Colocar mais uma chance de falha para um usuário de magias é apenas uma maneira de restringido o jogo de forma não inteligente, afinal exigir um bom planejamento de usuários de magias que precisam selecionar seus poderes diariamente, ou exigir uma versatilidade ou raciocínio rápido de um usuário espontâneo ( bardos ou feiticeiros por exemplo) torna a experiência mais emocionante e desafiadora.

    ResponderExcluir
  2. ...lembrando também, que utilizando a habilidade usar instrumentos mágicos há uma porcentagem de falha, principalmente para pergaminhos, dependendo do círculo da mágia, que é sempre bastante divertido!

    ResponderExcluir
  3. sim eu sei que há momentos onde o usuário de magia pode obter uma falha crítica, não foi de bobeira que eu coloquei " na maioria das vezes" ;)

    mas eu acho que seria divertido falhas na magia, isso me faz lembrar do Presto de Caverna do Dragão onde ele tinha falha critica automático em suas magias, isso não quer dizer que não vinha a ajudar em algumas situações.

    lembro também de um combate do nosso grupo em uma área de magia selvagem, onde cada magia lançada tinha que jogar dados para um possível efeito aleatório, deixou o combate bem inusitado.

    ResponderExcluir
  4. RPJ com certeza tem chance de críticos de magia!

    ResponderExcluir
  5. Em alguns livros de D&D, dizem que certos monstros são criados pelo o uso errado de uma magia, porém nas edições antigas era algo dramático, sem possibilidade disso ocorrer pelas regras normais.

    Magias que falham limitariam o poder dos magos, que seriam bem mais reservados, salvo se houvesse uma confirmação da falha crítica.

    ResponderExcluir
  6. O que vocês acham se: ao adversário rolar um 20 em um teste de resistência, ter que fazer um teste pra não acontecer falha crítica? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (algum tempo depois, eis uma resposta, hahaha)
      hum, não sei, acho que não deveria envolver terceiros para um evento que deveria ser ocasionado por uma falha do próprio usuário

      Excluir

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.