terça-feira, 18 de outubro de 2011

Gossamer Plain - Thomas M Reid



Acabei de ler esse ótimo livro. Vou fazer uma pequena resenha nos moldes que usava no meu extinto blog -> frnovels.blogspot.com

Thomas M Reid é um conceituado escritor de novelas para o cenário de Forgotten Realms, além de antigo diretor criativo da extinta TSR, escritor de artigos para Dragon Magazine e diversos outros papéis em desenvolvimento de cenários e jogos.

Foi escalado para o seleto grupo de escritores da série best-seller "War of the Spider Queen" em 2002, criando posteriormente, em 2003, sua primeira trilogia "The Scyons of Arrabar" e acabou sendo o responsável por descrever os acontecimentos que geraram o discutível apocalipse de Faerûn em sua última série "The Empyrean Odyssey", finalizada em julho de 2009.



Tudo indicava ser uma trilogia mediana para ruim. Scyons of Arrabar não teve muita repercussão positiva, seus contos eram apenas "bons" e seu papel na série War of The Spider Queen deixou um pouco a desejar. Mesmo assim, arrisquei ler por ser um livro divisor de épocas no cenário que tanto amo.

Basicamente, a história do primeiro livro é o prólogo dos grandes acontecimentos que estão por vir. Kaanyr Vhok, um "amável" meio-demônio, personagem criado para um suplemento do Ad&d dos Reinos Esquecidos e utilizado na série da "Guerra da dona Aranha", cria um plano épico para receber poderes diretamente do coração de Celestia. Para isso, alia-se a um estranho clérigo de Bane (deus do medo e da tirania) e juntos seguem um longo caminho por planos inexploráveis em busca do sucesso de sua missão.

Entretanto, a chave para entrar no plano dos deuses benfeitores está nas mãos de Aliisza, uma "Alu-demon" (cruzamento de uma Succubus com um humano) que ganhou um incansável número de fãs pela sua sagacidade na famosa série já relatada.

Diga-me, como poderia acreditar muito em uma trilogia com dois personagens apenas legais, totalmente malignos, criando um cataclisma que estragou a história de um mundo que eu adorava, misturando demônios, planos, anjos, deuses e tudo que podia aparecer?

Depois de lido o primeiro livro, eu respondo: Me surpreendendo.
E Thomas conseguiu. No momento, não lembro outro livro que me fez sentir assim. Paul Kemp conseguiu me apavorar, Tolkien amar, Douglas Adams se estragar de rir, Salvatore fez eu chorar, Karl Marx questionar, mas me surpreender da forma com que me surpreendi com Thomas Reid, sinceramente não lembro.

Enquanto lia os capítulos, pensava o que escreveria nesse blog. Estava profundamente incomodado com a humanização que Thomas estava dando aos demônios, cheguei a pensar em parar de ler, mas decidi ir até o fim.. E que ótima decisão tomei! Faltando 30 páginas para terminar o primeiro livro, Mr. Reid consegue dar 3 socos seguidos em minha cabeça...

Começo da página 233: "Essa parte vai ser marcante..."
Puft!
Final da página 233: "Caracas! Não acredito no que estou lendo!"
Paft!
Começo da página 234: "O queeeeeeeeeeeeeee?!??!?!?!??!?"
BOOOOOM!
Minha cabeça explodiu.

Por essas e outras que continuo lendo as novelas de Forgotten Realms. Essas sensações que os livros trazem, misturado com o cenário e magias que meus personagens podem utilizar, fazem eu viajar da Terra para Faerûn... Fatídica Faerûn.. O que restará de você após essa trilogia?

*** PONTOS POSITIVOS:
* Reid utilizou muito bem clássicas magias do d&d.
* Head-Explosion!
* Personagens malignos extremamente interessantes
* Ótimo prólogo para uma épica trilogia
* Esses aspectos mega-poderosos foram controlados muito bem, não ficaram repetitivos e sempre havia um pouco de fragilidade nos (anti-)heróis.
* Explorou os "planos" como poucos. É sempre interessante conhecer lugares novos.
* Ótima qualidade na escrita.

*** PONTOS NEGATIVOS:
* Para as pessoas que não leram os seis livros da série War of The Spider Queen", com certeza não será tão marcante como foi para mim.
* Requer um certo conhecimento do cenário Forgotten Realms. Do contrário os leitores não conseguirão entender muito bem alguns pontos excenciais.

7 comentários:

  1. * Para as pessoas que não leram os seis livros da série War of The Spider Queen", com certeza não será tão marcante como foi para mim.

    é, mais uma pilha de livros para a lista.

    ResponderExcluir
  2. Ontem lí 130 páginas do segundo livro. Vamos ver se Reid vai me espancar novamente no final. Até agora está mediano.

    Eder

    ResponderExcluir
  3. Po Eder, não pode dar "spoiler de pagina"...
    Quem for ler a partir de agora já vai chegar na pagina 230 com expectativas, por mais improvavel que seja...

    P.S.: ainda não lio livro, então não sei se o que acontece é de fato improvavel

    ResponderExcluir
  4. Relaxa Bê.. Pensei nisso e "chutei" as páginas.. ;) Talvez é um pouco antes ou um pouco depois.

    De qualquer forma, são surpresas que mesmo esperando você irá se surpreender pra cacete.

    ResponderExcluir
  5. parabéns, a resenha ficou mto bem escrita, de maneira agradável a leitura

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente e deixe sua marca no Vale dos Arcanos.