D&D Next

No dia 9 de Janeiro de 2012, a Wizards of The Coast anunciou oficialmente o desenvolvimento da nova edição do D&D.

Segue abaixo um "resumão" de todas as informações já disponibilizadas na internet. Fique atento! Pois sempre que encontrarmos alguma novidade, postaremos aqui.

No final da página, há também um apanhado de posts brasileiros sobre a nova edição. Quem desejar colocá-lo neste nosso post, é só deixar um comentário.



ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO:  25/04/2012- Bastante novas notícias.


* GERAL   (16 notícias)
1) Interpretação, Exploração e Combate consistirá em 90% do jogo;
2) Jogadores de 1ª edição jogarão ao lado de jogadores da quarta. A idéia é você escolher a complexidade que desejas na criação do personagem... Isso tudo continuando com um equilíbrio de forças;
3) Provavelmente, raças estarão apenas em suplementos;
4) Grande probabilidade de haver um Box-Set à la "Caixa vermelha" do D&D. Com regras extremamente simplificadas. Não digo nada se aparecer algo como "First Quest";
5) Sistema Modular: Isso todo mundo já sabe, certo? Você colocará a complexidade e regras que desejar;
6) Regras opcionais para Castelos, seguidores e guerras! Yupi!;
7) Voltando às origens: Peça de Ouro valerá BASTANTE. A base voltará a ser a prata;
8) Como dito em um post antigo, fim dos super-heróis. Isso não será apenas na arte, mas também nas idéias e clima;
9) Monstros serão mais fáceis de criar do que a base da 3ª edição;
10) Pretendem melhorar o sistema de errata;
11) Pretendem voltar forte com PDFs e livros virtuais;
12) Pretendem melhorar o suporte on-line;
13) Grande possibilidade da volta de Open Game License;
14) Na criação de personagem, 30 minutos para iniciantes e 15 minutos para experientes;
15) Com as regras opcionais, você escolhe quanto tempo gastarás na criação.
** NOVO ** 16) Os 9 alinhamentos estão de volta e eles influenciarão também em magias e habilidades. Entretanto, se o mestre quiser tirar, poderá.


* CLASSES  (17 notícias)
1) Classes confirmadas além das clássicas: Warlord, Warlock, Monge, Assassino e Bárbaro;
2) Haverá classes com complexidades diferentes e complexidades diferentes dentro das próprias classes;
3) Classes balanceadas mas 100% balanceadas matematicamente não é o objetivo;
4) Haverá classes comuns (guerreiros, clérigos e ladrões), incomuns (bardos, warlocks e paladinos) e raras (Assassinos);
5) Guerreiro foi a classe mais difícil de criar, seguido pelo Druida;
6) Não há classes mandatórias, mas desejáveis dependendo da campanha (Cleric Vs Undead, Druida na floresta);
7) Classes também dão bônus em atributo. Normalmente é +1, assim como raça;
8) Possibilidade de Anão, Elfo e Halfling serem core-classes.
9) Poderes psiônicos estão na lista de desenvolvimento;
10) Tinha Half-Orcs no Playtest. Não é sabido se como classe ou raça;
11) Guerreiro será a classe com mais arquétipos;
12) Guerreiro não será mais defender e provavelmente não terá mais "mark".
** NOVO ** 13) No playtest, os clérigos eram bem similares aos do ad&d e 3.5. Utilizavam cura, benção, etc.
** NOVO ** 14) Principais características do design do clérigo: Cura, Magias Divinas (sendo elas sutís e indiretas), utiliza armaduras e são reflexo dos deuses.
** NOVO ** 15) Expulsar mortos-vivos será mais simples. Cada criatura terá um DC, o clérigo terá um bônus baseado em atributo e nível, se o jogador vencer a dificuldade, acontece algo descrito no próprío monstro. Não necessariamente destrói! Depende da criatura.
** NOVO ** 16)  Ladinos possuem Sneak Attack (ataque furtivo), uma combinação de terceira com quarta edição. O acréscimo de dano vai até 10d6 nos níveis elevados.
** NOVO ** 17)  Talvez terá também "Backstab" (ataque pelas costas), uma das idéias de Robert Schwalb é todas as classes poderem dar backstab e os ladinos serem simplesmente melhores nisto.

* SKILLS (habilidades)   (10 notícias)
1) Quanto à skills, atributos terão mais influência;
2) Alguns testes não precisarão mais de rolagem de dados;
3) Saving Throws voltaram;
4) Possibilidade de não haver skills no jogo. À la 1ª edição;
5) Mestre dar bônus por boa interpretação;
6) Feats (Talentos) poderão dar habilidades at-will. Como a magia "Javelin of Fire" dos magos. (só quem jogou o playtest sabe exatamente do que estão falando);
7) "Temas" de skills. Semelhante ao AD&D. Feats poderão dar bônus aos temas;
8) "I want Skill Challenges to die in a fire" - Rob;
9) Menos testes e mais interpretação.
** NOVO ** 10) Heráldica será uma skill.

* CENÁRIO   (7 notícias)
1) Forgotten Realms será o primeiro cenário a ser desenvolvido, possibilidade de ser cenário-base;
2) Rumores que Ed Greenwood será chefe de desenvolvimento do mundo;
3) Você escolherá a época que deseja jogar;
4) Com o tempo haverá outros cenários de campanha, mas não é o foco inicial;
5) Um estúdio está desenhando Forgotten Realms por completo;
6) Como dito AQUI, em Outubro será lançado um livro "neutro", muito semelhante aos moldes da nova;
7) Como dito no ArcanoCast #004 Rumores da volta de Mystra, Mask e Helm.

* MECÂNICA   (28 notícias)
1) Combates poderão ser feitos com e sem miniaturas;
2) HP, AC e Tendencias continuam;
3) Você poderá trocar "Standard Abilities" (Ex: bônus ataque/dano) por habilidades mais complexas;
4) Monstros continuarão avançando. Além disso, Orcs ainda serão desafios fortes em níveis elevados;
5) A diferença de poder nos níveis será menor se comparado a edições anteriores;
6) Bônus base de Ataque evoluirá mais devagar, isso é, atributos terão importância elevada;
7) Avanço de níveis dependerá de como o grupo deseja que seja;
8) Multi-Classe como terceira edição;
9) Rolagem de atributos básico é 4d6 tira o menor;
10) Equipamentos mundanos serão mais importantes;
11) Haverá tipo de dano físico (cortante, perfurante, impacto) e serão tão importantes como tipos de dano mágicos (ácido, fogo, eletrecidade);
12) Rumores que algumas armas darão bônus de ATAQUE;
13) Atributos demorarão mais para subir;
14) XP por Monstros, Quests e roleplay;
15) Mais "difícil" (no sentido de morrer mais rápido) que a 4E e mais "fácil" que as edições antigas;
16) Regras Opcionais para passar de nível mais rápido ou devagar;
17) Criação de monstros semelhante à 4e, entretanto haverá possibilidade de inserir classes e templates;
18) O sistema abrangerá também sessões de jogo com apenas um combate.
** NOVO ** 19) Carisma influenciará em testes de medo e encantamento.
** NOVO ** 20) Gridded Combat (combate com tabuleiro) estarão no core books, mas serão optional rules.
** NOVO ** 21)  As medidas ainda serão em feet (pés).
** NOVO ** 22)  Para morrer, deverá chegar no valor negativo de sua constituição. O jogador fará testes de constituição para tentar estabilizar. A cada teste falhado, levará 1d6 de dano. Tem que passar em 3 para estabilizar.
** NOVO ** 23)  Você possui 4 descansos por dia, 2 curtos, que duram 10 minutos e recupera seu nível em HP (pontos de vida). Um descanso de uma hora, que você recupera metade do HP OU re-prepara algumas magias; e um descanso longo, de 8 horas, que recupera metade do HP E pode preparar magias.
** NOVO ** 24)  Ataque crítico: Rolou 20, dano máximo E joga novamente. Acertou o segundo ataque, dano extra dependendo da classe (1d6 ladino, 1d10 guerreiro)
** NOVO ** 25)  Ações de Interrupção e Reação: Não é o objetivo deles no momento, já que normalmente elas "travam" os combates.
** NOVO ** 26)  Ações por rodada: Uma ação + Movimentação. E SÓ. Levantar-se, escalar e pular farão parte da movimentação. Simplificação no mínimo interessante.
** NOVO ** 27)  Regras opcionais de "Morale". Isso é, quando os monstros estão com HP baixo, eles simplesmente saem correndo. Semelhante ao AD&D.
** NOVO ** 28)  Multi-classe igual a 3a edição. Quando consegues o xp para o próximo nível, você escolhe com qual classe deseja evoluir.


* MAGIA    (12 notícias)
1) Fireball dará base de 5d6 de dano. Usarás outro spell-slot para maior dano;
2) Magia Veneziana Vanciana voltou (escola de magias + esquecer quando soltar);
3) Rituais continuarão;
4) Itens mágicos não serão mais base para balanceamento dos níveis;
5) Itens mágicos serão mais raros;
6) Outras classes terão magias não Vancianas;
7) Componentes materiais apenas para rituais;
8) Opção de sistema de magia com pontos, powers ou feats para magias at-will.
** NOVO ** 9) Magia é Vanciana, do nível 1 ao 10. Aparentemente não vai ter nível 0.
** NOVO ** 10) Os testes provavelmente serão "Ataque para definir a DC" Vs "Teste de resistência".
** NOVO ** 11) Magic Missile acerta automaticamente. 1d4+1 ou 1d6+1, com acréscimo de dardos por nível.
** NOVO ** 12) No playtest, pode se ver apenas coisas "básicas": armadura arcana, dardos místicos e raio de elemento à vontade. (scorching ray)

** NOVO ** * TEMAS e BACKGROUND (8 notícias)
1) Este assunto requer um pouco mais de atenção. Basicamente são "sets" de skills e/ou feats que acompanham seu personagem. Ao invés de selecionar as skills uma por uma, você poderá simplesmente selecionar o Tema + Background e terá um personagem do nível que escolher, todo desenvolvido.
2.1) Background: É a história do seu personagem, algumas opções são: Gladiador, Burocrata, Padre, Mente Aberta (Psiônico), Ocultista, Civil, Sábio, Cavaleiro, Harpista, Dustmen, Ladrão, Soldado, entre outros.
2.2) Background: Dará bônus em SKILLS. Ou simplesmente dará a lista de skill que você possui.
3.1) Temas: Os temas são algo muito semelhante aos KITs do Ad&d. Você receberá uma listagem de feats e skills, podendo desenvolver o próprio tema ou escolher outro.
3.2) Temas: Outra similaridade, é com as Classes de Prestígio do 3.5, por exemplo, poderás começar com o tema "Sharpshooter" e depois, em um nível mais elevado, tornar-se um Arcane Archer.
3.3) Temas level 1 já mencionados: Slayer, Mystic, Guardian, Lurker, Leader, Sharpshooter, Skirmisher, Tempest, Weapon Master, Wild Talent, Domain Themes, Avenger, Werewolf, Revenant, Disciple of Tenser, Alchemist, Red Wizard, Commoner, Noble, Knight, Apprentice, Planetouched, Deva, Pub-Crawler.
3.4) Temas level 6 já mencionados: Arcane Archer, Eldritch Knight, Shadowdancer, Necromancer, Enchanter, Abjurer, Axe Specialist, Dwarven Defender
4) Por exemplo: Se quiseres fazer um personagem que era ladrão de rua, que depois de sua família ser assassinada se tornou um arremessador de machados módafóca, é só escolher classe guerreiro, background "Ladrão" e temas "Avenger" e "Axe Specialist". Depois, escolha o seu nível e voi là! Terás um personagem pronto em 5 minutos.

* FONTES:
Critical Hits - www.critical-hits.com
EN World - www.enworld.org/index.php?page=dnd5e
Candlekeep Forum - www.forum.candlekeep.com
Wizards of the Coast - www.wizards.com
Wizards Community - www.community.wizards.com
Blog Obsidial Portal - blog.obsidianportal.com
Trollish Dever - www.trollishdelver.blogspot.com
The RPG Site - www.therpgsite.com
Rule of Three - http://wizards.com/DnD/Archive.aspx?category=all&subcategory=ruleofthree

* PODCASTs BRASILEIROS:
ArcanoCast #004 - A 5a edição is coming - 19/01/2012
RPG Arautos Podcast 05 - A 5ed - 10/01/2012

* OPINIÕES SOBRE PLAYTEST E SEMINÁRIOS (em inglês)

SPOILERS DO PLAYTEST! - Post dos Arcanos sobre os Spoilers
My RPG Game - Playtest e DDXP
Critical Hits 1 e 2- Opinião sobre o play test
D&D Fifth Coloumn - Playtest
Geeks Dream Girl - Playtest e seminários
The RPG Site Fórum - Playtest

* POSTS BRASILEIROS:

9 comentários:

  1. "Provavelmente, Anão, Elfo e Halfling serão core-classes."

    Estas raças possuem tantas características que não é estranho imaginá-las como. Mas espero que não, gosto muito deles como raças.

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  2. Rpz, esta ficando interessante. D&D, como sempre, causará uma boa mudança no mundo do rpg com essa edição!

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  3. Apesar de ter consciência que o objetivo dos caras é faturar alto, sempre. Espero apenas que a nova edição não comece a "exigir" a compra e leitura de 20 livros pra se ter um conteúdo bom o suficiente pra se jogar uma campanha interessante.

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  4. Se voltar a OGL já vai recuperar tudo o que perdeu para o Pathfinder.

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    1. Tbm estou torcendo pelo OGL, deixei até meu comentário no feedback deles sobre o assunto.

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